Agora

Putin afirma que ataques à Síria levarão ao caos

Presidente russo e seu colega iraniano acreditam que ação dos EUA minou uma solução para conflito

- (Agências)

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, alertou ontem que mais ataques ocidentais contra a Síria trariam o caos mundial, enquanto surgiram sinais de que Moscou e Washington querem recuar da pior crise em anos. A conversa foi divulgada pelo governo russo e citada por agências de notícias do país.

Putin fez as declaraçõe­s em uma conversa por telefone com seu colega iraniano, Hassan Rouhani, depois que os EUA, a França e o Reino Unido lançaram mísseis contra a Síria no último sábado, por suspeita de um ataque com gás venenoso pelo governo de Bashar al-assad.

Um comunicado do Kremlin disse que Putin e Rouhani concordara­m que as ações ocidentais prejudicar­am as chances de se chegar a uma solução política para o conflito de sete anos que já matou, pelo menos, meio milhão de pessoas.

“Vladimir Putin, em particular, enfatizou que, se tais ações cometidas em violação à Carta da ONU continuare­m, isso inevitavel­mente levará ao caos nas relações internacio­nais”, informou a agência russa Ria a partir de comunicado do Kremlin.

Ataque ocidental

Os mísseis dos EUA atingiram o coração do programa de armas químicas da Síria, disse Washington.

EUA, França e Reino Unido insistiram que o ataque não quer derrubar Bashar al-assad ou intervir no conflito. Os atentados marcaram a maior intervençã­o dos países ocidentais contra Assad e a Rússia. No entanto, Donald Trump classifico­u a ação como de sucesso. Em Damasco, capital síria, a denúncia foi de agressão.

 ?? Sergei Ilnitsky - 11.abr.2018/reuters ?? O presidente russo, Vladimir Putin, participan­do de cerimônia de embaixador­es no Kremlin, em Moscou
Sergei Ilnitsky - 11.abr.2018/reuters O presidente russo, Vladimir Putin, participan­do de cerimônia de embaixador­es no Kremlin, em Moscou

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil