Agora

Após pesquisa, PT reafirma que Lula será candidato

Petistas criticaram Datafolha e disseram que não há plano B; integrante­s afirmam que Lula será inscrito

- (FSP)

Integrante­s da executiva nacional do PT reafirmam a candidatur­a do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ontem, após a divulgação de pesquisa Datafolha sobre as eleições presidenci­ais.

O levantamen­to nacional mostrou que Lula aparece com até 31% das intenções de voto. Em janeiro, em cenários com menos pré-candidatos, o ex-presidente aparecia com 37%.

Os petistas criticaram a metodologi­a, mas consideram positivo o resultado de Lula, que lidera nos três cenários em que aparece, mesmo após sua prisão, em 7 de abril. A pesquisa foi feita de 11 a 13 deste mês, com 4.194 eleitores em 227 municípios. Ao todo, o instituto pesquisou nove cenários diferentes, com e sem Lula.

“Para nós o resultado é excelente, pois só mostra consolidaç­ão e confiança”, afirmou Paulo Pimenta, líder do PT na Câmara dos Deputados.

Ele disse que Lula será inscrito na eleição presidenci­al no dia 15 de agosto. “Não vamos ter um plano B. Vamos eleger o Lula em primeiro turno e queremos que, quando o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) se debruçar sobre essa matéria, já não seja mais o candidato, mas o presidente Lula”, declarou.

O Datafolha também mostra que a candidatur­a de Lula segue dividindo o eleitorado: para 50%, o ex-presidente deveria ser barrado da corrida presidenci­al, enquanto outros 48% acham que não deveria haver impediment­o.

Críticas

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, afirmou em rede social que “o jornal manipula o resultado em sua manchete”. O diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, diz que o ex-presidente aparece em três cenários porque em outros três está Fernando Haddad e em dois, o Jaques Wagner. Foi pesquisado ainda um cenário sem candidatur­a do PT.

Sobre a afirmação de que Lula perde votos, Paulino diz que a constataçã­o é reforçada pelo resultado da pesquisa espontânea, que mostra que Lula perdeu quatro pontos em relação ao levantamen­to de janeiro. Lula (PT) Jair Bolsonaro (PSL) Marina (Rede) Joaquim Barbosa (PSB) Alckmin (PSDB) Ciro Gomes (PDT) Álvaro Dias (Podemos) Outros Em branco/nenhum/nulo Não sabe

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil