Agora

Servidora aguarda correção no benefício

Aposentada por invalidez em 2015, enfermeira recebe um valor menor do que a metade do salário

- Larissa quintino

A enfermeira Maria Solange de Lacerda, 54 anos, espera há três anos o valor correto de sua aposentado­ria.

A servidora pública estadual foi aposentada por invalidez e, desde então, recebe um valor estimado do seu benefício, que, segundo ela, correspond­e a 49% do que ela ganhava quando ainda estava na ativa.

Maria Solange conta que trabalhava no hospital Caism Philipe Pinel (zona norte) quando precisou fazer uma cirurgia na mão direita. A lesão foi provocada por atrite remautóide, que é uma doença autoimune.

Ao voltar ao trabalho, o departamen­to médico solicitou uma perícia e a aposentou por invalidez. “Eu não pedi para parar de trabalhar, mas sou destra e a cirurgia realmente me incapacito­u. Mas tenho direito de receber pelo que trabalhei”, diz.

Segundo a segurada, a partir do primeiro mês da aposentado­ria, ela passou a ganhar um valor em caráter estimado, de R$ 1.000, que continua a receber até hoje.

A servidora diz que a última solicitaçã­o de documentos foi em 2016 e, depois disso, ninguém mais entrou em contato com ela. “Já procurei o RH, já fui na Secretaria de Saúde, falei com a Spprev e nada. Cada hora eles passam para um lugar e a minha situação fica mais difícil”, conta ela.

Questionad­a, a Secretaria do Estado da Saúde disse ter enviado a documentaç­ão da segurada para a Spprev (São Paulo Previdênci­a) tomar “as previdênci­as necessária­s”.

A Spprev informou que recebeu a documentaç­ão e dará andamento no processo.

 ?? Rivaldo Gomes/folhapress ?? Maria Solange aposentou-se por invalidez após fazer uma cirurgia na mão; ela está questionan­do a demora do estado em corrigir o valor do seu benefício
Rivaldo Gomes/folhapress Maria Solange aposentou-se por invalidez após fazer uma cirurgia na mão; ela está questionan­do a demora do estado em corrigir o valor do seu benefício

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil