Agora

TCM libera concessão de cemitérios

- (FSP)

O TCM (Tribunal de Contas do Município) autorizou a Prefeitura de São Paulo, sob gestão Bruno Covas (PSDB), a dar andamento no processo de concessão dos 22 cemitérios, do crematório da Vila Alpina e do serviço funerário.

O processo foi barrado pelo TCM em setembro do ano passado. A liberação indica melhora na relação entre TCM e Executivo com a saída de João Doria (PSDB) e a entrada de Bruno Covas, que tem mantido interlocuç­ão com os conselheir­os do tribunal.

A previsão inicial para a concessão era o primeiro trimestre de 2018, mas ela não deve acontecer antes do final do segundo semestre.

“O próximo passo será receber os estudos dos interessad­os e enviar o projeto para a Câmara Municipal. Sabemos que grandes consórcios, com experiênci­a na área, investiram muito dinheiro para elaborar estudos sobre o tema. Com a ajuda deles, poderemos construir um edital de concessão de qualidade”, diz Wilson Poit, secretário de Desestatiz­ação e Parcerias.

Relator dos projetos de concessão e de privatizaç­ão, o conselheir­o do TCM Domingos Dissei afirma que o Executivo sanou as duas principais insuficiên­cias que existiam no projeto, que eram a indefiniçã­o sobre a quantidade de jazigos existentes e a questão da gratuidade.

Os jazigos foram recontados pela prefeitura em fevereiro (cerca de 350 mil ao todo), e foram definidos parâmetros mais claros para gratuidade dos serviços. Cerca de 10% dos jazigos da cidade contam com gratuidade, que será mantida, segundo o secretário Wilson Poit.

Levantamen­to feito pelo próprio TCM constatou que ocorrem ao menos 108 furtos por mês nos cemitérios, média de 3,6 por dia.

 ?? Rubens Cavallari - 14.out.16/folhapress ?? Jazigos no cemitério de Vila Formosa, na zona leste, o maior da América Latina; Tribunal de Contas deu aval para a concessão do serviço funerário em São Paulo
Rubens Cavallari - 14.out.16/folhapress Jazigos no cemitério de Vila Formosa, na zona leste, o maior da América Latina; Tribunal de Contas deu aval para a concessão do serviço funerário em São Paulo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil