Agora

Veganos sem grana trocam dicas baratas pela internet

Adeptos de vida que exclui produtos de origem animal falam de receitas e ingredient­es

- Regiane soares

Foi-se o tempo em que só os ricos poderiam aderir ao veganismo. Quem adota o estilo de vida que exclui todo e qualquer produto de origem animal, mas tem pouca grana usa a internet como aliada. Hoje, há grupos e páginas no Facebook de veganos que se dizem “pobres”.

O mais popular é o Veganos Pobres Brasil. Criado em 2016, o grupo tem mais de 75 mil membros. Nele, os integrante­s trocam receitas com produtos baratos e que seja possível encontrar nas cidades do país. Se um ingredient­e custar mais de R$ 10 o quilo, deve ser trocado.

A regra foi criada pela estudante Caroline Soares, 27 anos, que há dois anos aderiu ao veganismo. Foi a dificuldad­e de preparar refeições que a fez criar o grupo. “Só encontrava receitas com produtos caros, como lichia, damasco e amêndoa. Percebi que faltava informação. Fui atrás e criei o grupo porque sou vegana e sou pobre.”

A página cresceu rápido. “Se o grupo tem hoje mais de 70 mil pessoas e cada uma publica uma receita barata, são mais de 70 mil receitas diferentes. Isso é incrível.”

A servidora Bárbara de Almeida, 26 anos, também compartilh­a receitas baratas na página Vegana Pobre, no Facebook, com 5.500 seguidores. Ela conta que a página surgiu após brincadeir­a entre amigos, que a chamavam de “vegana pobre”.

“Estávamos recém-casadas e não tínhamos muito dinheiro. Decidimos que iríamos gastar R$ 50 por semana com alimentaçã­o. Fazíamos a feira, preparávam­os a comida em casa e levávamos marmitas para o trabalho. Aí todos começaram a nos chamar de vegana pobre. Como não acreditava­m que conseguíam­os comer com tão pouco dinheiro, decidimos criar a página para compartilh­ar receitas.”

 ?? ACRED,1.,6, ............................................................ ?? A estudante Caroline Soaes, 27 anos, experiment­a nhoque vegano, em sua casa; ela criou e administra página no Facebook sobre veganismo para quem tem pouca grana que tem mais de 75 mil membros
ACRED,1.,6, ............................................................ A estudante Caroline Soaes, 27 anos, experiment­a nhoque vegano, em sua casa; ela criou e administra página no Facebook sobre veganismo para quem tem pouca grana que tem mais de 75 mil membros

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil