Agora

Governo espera vacinar 12,6 mi contra a gripe em SP

Campanha começa amanhã em todo o país e vai até 1º de junho. Vacina protege contra 3 tipos de vírus

- (DT e FSP)

Começa amanhã em todo o país a campanha de vacinação contra a gripe. No estado de São Paulo, o governo espera atingir 12,6 milhões de pessoas até 1º de junho. No Brasil, 54,4 milhões devem ser vacinados. A campanha se destina aos grupos prioritári­os, que podem desenvolve­r complicaçõ­es, em especial idosos e crianças de seis meses a cinco anos.

“É importante reforçar que temos vacina disponível para todas as pessoas que fazem parte do grupo prioritári­o. Nosso objetivo é vacinar 100% do público-alvo”, afirmou o ministro da Saúde, Gilberto Occhi.

A vacina oferecida na rede pública é a trivalente, que protege contra os três subtipos do vírus que mais circularam no hemisfério sul, segundo a OMS (Organizaçã­o Mundial de Saúde) —gripe A (H1N1), A (H3N2) e um tipo da gripe B.

A dose foi adaptada para ficar mais forte contra o tipo H3N2, responsáve­l por um surto nos EUA neste ano. Na rede privada de saúde é possível achar a quadrivale­nte, que protege contra outro tipo da gripe B. O preço varia entre R$ 90 e R$ 160.

Efeitos

Os efeitos começam de duas a quatro semanas após a aplicação e a validade é de seis a 12 meses.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina é segura e reduz a possibilid­ade de complicaçõ­es no caso de contágio, que podem causar casos graves, internaçõe­s e até a morte.

A vacina não provoca sintomas de gripe como reação, mas pode causar dores locais em um a cada cinco pessoas. Em 1% dos casos, pode gerar febre baixa, dor no corpo e também mal-estar.

Em 12 de maio, acontece o dia de mobilizaçã­o nacional para a vacinação. No dia, serão abertos 65 mil postos de saúde, incluindo 28 mil pontos volantes.

Não há problema em tomar a vacina da febre amarela no mesmo dia. Inclusive é uma oportunida­de para já tomar as duas e ficar em dia com a saúde.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil