Agora

Estudante vítima de tiros assiste a aulas em maca

Aluno de medicina no Piauí chega a universida­de em ambulância. Ele tem bala alojada na coluna

- (FSP)

O jovem Leandro Silva Souza, 21 anos, aluno do curso de medicina da Universida­de Federal do Piauí, em Teresina (PI), vai desde março de ambulância às aulas.

Leandro ficou paraplégic­o após levar cinco tiros ao tentar apartar uma briga entre amigos há quatro anos.

Ainda está alojada a bala que provocou a lesão medular, atingindo a vértebra T11, o que o fez perder os movimentos e parte da sensibilid­ade da cintura para baixo.

Além do veículo especial, o aluno desloca-se em uma maca por laboratóri­os e auditórios, além de assistir a aulas, por até oito horas, deitado de bruços. “Tenho que lutar todos os dias contra a adversidad­e”, afirma.

O homem que o baleou à queima-roupa está solto à espera do julgamento —esse alegou que não queria nenhuma intervençã­o na briga.

Leandro foi avisado de que é necessária uma cirurgia para a retirada do projétil, pois, da maneira como está, há risco de os desdobrame­ntos da lesão medular se ampliarem. Mas ele não quer parar o curso agora.

“Decidi ser médico vendo o sofrimento das pessoas no hospital, enquanto eu mesmo fiquei internado e passava por dores horríveis emocionais e físicas. Quero fazer algo para melhorar a saúde no Brasil”, afirmou.

Para realizar o desejo de ser médico, Leandro escreveu uma carta na qual relatava sua situação e pedia uma bolsa ao dono do mais conceituad­o cursinho preparatór­io do Piauí. Conseguiu.

Só desfrutou da bolsa por três meses, pois, por ficar até nove horas sentado numa mesma posição, estudando, abriu-se uma úlcera de pressão no glúteo, ferida que pode compromete­r profundame­nte a parte afetada se não for bem tratada. “Comecei, então, a estudar em casa mesmo”, disse Leandro, que prestou o Enem três vezes até ser aprovado.

Acessibili­dade

A Universida­de Federal do Piauí deve investir R$ 4,9 milhões em uma obra que amplie as condições gerais de acessibili­dade do campus, que já começou. Demandas específica­s do aluno, como acessibili­dade em banheiros e laboratóri­os, devem ser implantada­s aos poucos.

A universida­de pretende assumir o transporte do aluno e oferecer uma bolsa de assistênci­a de R$ 400.

 ?? Adriano Vizoni/folhapress ?? O aluno Leandro Silva Souza, 21 anos, assiste a até oito horas de aulas deitado de bruços na maca em universida­de do Piauí; futuro médico retarda retirada de bala alojada para não interrompe­r os estudos
Adriano Vizoni/folhapress O aluno Leandro Silva Souza, 21 anos, assiste a até oito horas de aulas deitado de bruços na maca em universida­de do Piauí; futuro médico retarda retirada de bala alojada para não interrompe­r os estudos
 ?? Reprodução/facebook ??
Reprodução/facebook

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil