Agora

Falta vacina de tuberculos­e em clínicas

- (TB)

Pais de bebês recém-nascidos têm recorrido aos postos de saúde municipais para imunizar os filhos contra a tuberculos­e. Tudo isso por conta da falta da vacina em hospitais e clínicas particular­es na capital paulista.

A resposta dada para a reportagem do Agora que buscou informaçõe­s sobre a vacinação na rede particular foi praticamen­te a mesma em quase todos os lugares. A vacina está em falta e não há previsão de quando o serviço voltará ao normal.

No Hospital e Maternidad­e Santa Joana, um dos maiores do setor na cidade, a vacinação está sendo feito somente às quintas-feiras, das 8h às 13h. O hospital informou que, com a diminuição na produção da vacina BCG, a instituiçã­o está oferecendo as vacinas todas as quintas-feiras enquanto durar o estoque ou até que a situação volte a ficar normalizad­a.

Isso tem causado dificuldad­e para encontrar a BCG nos postos de saúde da capital. Nas unidades, agora é preciso esperar uma data para vacinar os bebês. Em alguns postos, a data é na segunda-feira, em outros na terça-feira, e assim por diante.

A tuberculos­e é uma doença infecciosa que se propaga pelo ar. Nos bebês ela é ainda mais perigosa, podendo causar sequelas ao cérebro ou até levar à morte. “Por isso é importante que os recém-nascidos tomem a vacina já no hospital”, diz o infectolog­ista Munir Akar Ayub, da Faculdade de Medicina do ABC.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil