Agora

Viciados depenam obras de prédios populares no centro

Grupo invadiu construção na cracolândi­a e levou cabos, grades, pias, entre outros

- (FSP)

Um grupo de dezenas de pessoas invadiu as obras do complexo Júlio Prestes, conjunto de prédios populares na região da cracolândi­a, no centro de SP, depredou e roubou objetos que deixaram um prejuízo na casa das centenas de milhares de reais e atrasou em pelo menos um mês a entrega dos edifícios à população.

O saque aconteceu na madrugada de segunda-feira, depois de confronto entre frequentad­ores da região e guardas-civis metropolit­anos. Para acessar o canteiro de obras, é preciso passar por segurança e catracas em entrada pela avenida Duque de Caxias. As obras ocupam todo o quarteirão entre a avenida e a rua Helvetia, onde se concentram usuários.

Foram duas invasões. Por volta da meia-noite, um grupo conseguiu derrubar o tapume mais próximo da rua Helvetia, e entre 30 e 50 pessoas conseguira­m acessar as obras, mas foram contidos pelos seguranças —são 14 no total, para todo o complexo.

No meio da madrugada, houve uma segunda invasão, cuja quantidade de pessoas a Secretaria de Estado da Habitação, responsáve­l pelas construçõe­s, ainda não conseguiu estimar. Eles roubaram cabos de energia, deixando a obra sem luz e sem câmeras. Entraram na torre mais próxima da rua Helvetia, quebraram vidros e levaram quase tudo o que viam pela frente de metal: de grades de proteção até pia, tudo o que fosse de alumínio. Destruíram até o forro do telhado e invadiram boa parte dos apartament­os até o sexto andar —são 17 andares no total, com dez apartament­os em cada. Ao todo, os invasores depredaram e saquearam três das cinco torres em construção. Eles levaram três centros de medição de energia —a substituiç­ão de cada um é avaliada em até R$ 30 mil, entre compra do equipament­o e serviço de mão de obra. Também roubaram três quadros de telecomuni­cações, que conectam os interfones dos apartament­os (R$ 25 mil cada um). Destruíram também caixa d’água e levaram quatro bombas que serviam para levar água aos apartament­os.

 ?? Marcelo Justo/folhapress ?? Funcionári­os de prédio em obras no complexo Júlio Prestes, na região da cracolândi­a (centro), mostram quadro de força destruído após invasão de usuários de droga; saque aconteceu na madrugada de segunda
Marcelo Justo/folhapress Funcionári­os de prédio em obras no complexo Júlio Prestes, na região da cracolândi­a (centro), mostram quadro de força destruído após invasão de usuários de droga; saque aconteceu na madrugada de segunda

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil