Agora

Supremo tira de Moro trechos de delações que citam Lula

Por 3 a 2, Segunda Turma decide enviar relatos de delatores da Odebrecht para a Justiça Federal em SP

- (FSP)

A maioria dos ministros da Segunda Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu ontem enviar os relatos de delatores da Odebrecht sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a Justiça Federal em São Paulo, retirando-os da alçada do juiz Sergio Moro, de Curitiba.

Os ministros acolheram um recurso da defesa de Lula, que argumentou, em dezembro, que episódios narrados pelos delatores da Odebrecht não tinham relação com a Petrobras.

Os relatos são sobre o sítio de Atibaia (64 km de SP), frequentad­o pela família do petista, supostas doações ao Instituto Lula, um apartament­o em São Bernardo do Campo (ABC) e contrataçõ­es de palestras.

No ano passado, o relator, o ministro Edson Fachin, determinou o envio desses trechos da delação da Odebrecht, junto com os elementos de corroboraç­ão entregues pelos colaborado­res, para a Justiça em Curitiba.

Fachin atendeu ao pedido da Procurador­ia-geral da República, que afirmou que havia “conexão subjetiva [entre os relatos da Odebrecht e as investigaç­ões em curso em Curitiba], pois se tratam de crimes diversos, praticados por várias pessoas em concurso, e conexão instrument­al, dada a inserção de infrações em um mesmo contexto e integrando a mesma cadeia de eventos, sendo que a prova de um influi na dos outros”. A defesa de Lula recorreu.

O advogado de Lula, Cristiano Zanin Martins, saudou a determinaç­ão do STF. “A decisão confirma que não há qualquer elemento concreto que possa justificar a competênci­a da 13ª. Vara Federal Criminal de Curitiba nos processos envolvendo o ex-presidente”, disse. Moro e a força-tarefa da Lava Jato não se manifestar­am.

 ?? Leonardo Benassatto - 7.abr.18/reuters ?? O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso em Curitiba; defesa do petista pediu mudança alegando que delações não tinham relação com a Petrobras
Leonardo Benassatto - 7.abr.18/reuters O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso em Curitiba; defesa do petista pediu mudança alegando que delações não tinham relação com a Petrobras
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil