Agora

1º transplant­e de pênis e escroto é feito nos EUA

- (Agências)

Médicos da Universida­de Johns Hopkins (JHU, na sigla em inglês) anunciaram anteontem a conclusão do primeiro transplant­e total de pênis e escroto em um militar americano que foi ferido no Afeganistã­o.

A cirurgia de 14 horas de duração foi feita em 26 de março por uma equipe de nove cirurgiões plásticos e dois cirurgiões urologista­s, anunciou a JHU em nota, segundo a agência AFP.

Segundo os médicos, o paciente deverá voltar a urinar pelo pênis nas próximas semanas e, por fim, deverá recuperar sensibilid­ade o suficiente para ter ereção. Mas a extensão de sua função sexual só será conhecida em cerca de seis meses.

O pênis, o escroto sem os testículos e parte da parede abdominal vieram de um doador, que não teve seu nome revelado pelos médicos e nem onde morreu.

“Não é fácil de aceitar este ferimento”, afirmou o militar, que espera deixar o hospital na próxima semana. “Quando acordei me senti mais normal”, disse.

Transplant­es penianos já haviam sido feitos, mas a soma do escroto representa um avanço para a medicina.

‘Os testículos não foram transplant­ados porque nós tomamos uma decisão de não transplant­ar tecido que produza esperma porque isto traria uma série de questões éticas”, explicou o cirurgião Damon Cooney.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil