Agora

Justiça de MG nega recurso e Azeredo fica perto de prisão

Ex-governador do PSDB, acusado no mensalão mineiro, ainda pode interpor uma nova apelação

- (FSP)

Por 3 a 2, os desembarga­dores da 5ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais negaram ontem recurso do ex-governador Eduardo Azeredo (PSDB) contra sua condenação pelo mensalão tucano.

Com isso, foi confirmada a sentença de segunda instância da Justiça que o condenou a 20 anos e um mês de prisão por peculato (desvio de dinheiro público) e lavagem de dinheiro.

Embora o principal recurso no TJ não tenha sido acolhido e o entendimen­to do STF (Supremo Tribunal Federal) determine o cumpriment­o da pena após condenação em segunda instância, a prisão não foi decretada.

Isso porque, embora já tenham autorizado a prisão de Azeredo, os desembarga­dores entendem que todos os recursos no tribunal devem ser esgotados antes.

A defesa do ex-governador entrará agora com os embargos de declaração, e não há prazo para julgamento. Os advogados já recorreram a um habeas corpus no STJ (Superior Tribunal de Justiça), que foi negado em decisão liminar (provisória), mas ainda será analisado pela Quinta Turma da corte.

Azeredo foi inicialmen­te condenado em 2015, mas recorreu ao Tribunal de Justiça. Em agosto passado, por dois votos a um, os desembarga­dores mantiveram a condenação em segunda instância.

Ontem, o recurso foi analisado por mais dois desembarga­dores. A defesa do exgovernad­or mineiro considerou a pena exagerada.

Mensalão tucano

Entre 15 inicialmen­te acusados pelo mensalão tucano, Azeredo é o único já condenado em segunda instância e, portanto, o que mais perto está da prisão.

Segundo a denúncia oferecida em 2007, houve desvio de dinheiro de estatais por meio de patrocínio­s a eventos esportivos para financiar a fracassada campanha de reeleição dele em 1998.

Em seu voto, o relator Júlio César Lorens considerou que Azeredo participou do esquema e agiu com dolo, até porque seria o principal beneficiad­o.

O processo de Eduardo Azeredo teve início no STF, com o acolhiment­o da denúncia em 2009. Em 2014, quando a ação estava pronta para ser julgada e o tucano era deputado federal, ele renunciou ao cargo, numa estratégia para voltar a ação à primeira instância e retardar o fim do processo.

 ?? Pedro Ladeira - 5.jul.2015/folhapress ?? O ex-governador mineiro Eduardo Azeredo (PSDB) acabou condenado a mais de 20 anos de cadeia
Pedro Ladeira - 5.jul.2015/folhapress O ex-governador mineiro Eduardo Azeredo (PSDB) acabou condenado a mais de 20 anos de cadeia
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil