Agora

Pacientes ficam internados para passar por hemodiális­e

Sem vagas em clínicas conveniada­s pelo SUS, eles estão no hospital da Cidade Tiradentes para fazer tratamento

- Thiago braga

(zona leste),

Pacientes que precisam de hemodiális­e estão internados no Hospital Municipal da Cidade Tiradentes (zona leste), sob a gestão Bruno Covas (PSDB), pois não há vagas para fazer o procedimen­to em clínicas conveniada­s pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A hemodiális­e é um tratamento para pacientes com insuficiên­cia renal que não requer a internação deles.

No hospital da Cidade Tiradentes, alguns pacientes estão internados há mais de dois meses. A irritação e a angústia do estampador Denílson Neves Viana, 51 anos, são tão grandes que, mesmo sabendo dos riscos de ficar sem se tratar, ele diz que pensa em fugir do hospital.

“Eu me sinto preso. Faz dois meses que eu não dou um beijo na minha mulher. Eu não posso ir até a calçada para comprar uma bala. Mesmo sabendo que eu posso morrer, dá vontade de ir embora, sim”, reclama.

Ele, que sofre de insuficiên­cia renal crônica, afirma ter descoberto a doença quando foi ao hospital após uma crise por conta da pressão alta. E desde então não saiu de lá. “Deveriam deixar a gente sair pelo menos uma vez por semana”, pede.

O auxiliar contábil Willian Pereira Nogueira, 24 anos, passa pela mesma situação. “Além do fato do fato de eu me sentir em uma prisão, corro risco de pegar uma infecção hospitalar”, afirma.

Nogueira diz também que ficou isolado por sete dias na semana passada, porque o paciente que estava no leito ao lado morreu infectado por uma bactéria.

A auxiliar de limpeza Rosângela Pedroso dos Santos, 45 anos, também está internada. “Uma das piores coisas é que não tem dia certo para fazer hemodiális­e. Eu procuro ter paciência, mas parece que estou presa”, diz. Segundo funcionári­os do hospital, enquanto não houver vagas em clínicas conveniada­s, os pacientes não podem ser liberados. E, além disso, ocupam leitos que poderia receber outros pacientes.

 ?? Thiago Braga/folhapress ?? O estampador Denílson Neves Viana, 51 anos, na janela do quarto onde está internado, no Hospital Municipal da Cidade Tiradentes há 2 meses
Thiago Braga/folhapress O estampador Denílson Neves Viana, 51 anos, na janela do quarto onde está internado, no Hospital Municipal da Cidade Tiradentes há 2 meses

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil