Agora

Doria deixa cargo, mas segue com ajudante da prefeitura

Tucano continua a contar com apoio de ajudante-de-ordens que o auxiliava no comando da capital

- (FSP)

No último dia 19, uma quinta-feira, o capitão da Polícia Militar João Paulo Mandese postou uma foto em suas redes sociais: uma xícara de café com o logo da Band e a localizaçã­o em que se encontrava, a Rádio Bandeirant­es. Naquela manhã, João Doria (PSDB) concedia entrevista dentro de uma série que a estação vem fazendo com os pré-candidatos ao governo de São Paulo.

No dia seguinte, Mandese acompanhou Doria num encontro em que o tucano discutiu as eleições de outubro com o presidente Michel Temer —uma de suas funções foi gravar com celular entrevista de Doria a jornalista­s. No sábado, o ex-prefeito foi a Campinas e levou junto, mais uma vez, o PM.

A rotina compartilh­ada vem desde os tempos de Doria prefeito. Quando o tucano assumiu o cargo, em janeiro de 2017, Mandese foi designado como seu ajudantede-ordens —é de praxe que capitães da PM exerçam essa função, que consiste em acompanhar o governante em saídas e zelar por sua assistênci­a pessoal.

Ao sair da prefeitura para disputar a sucessão de Geraldo Alckmin, no dia 6 de abril, Doria continuou contando com os serviços de Mandese.

O regimento da PM classifica como “transgress­ão disciplina­r o exercício de função de segurança particular ou qualquer atividade estranha à instituiçã­o com prejuízo do serviço ou com emprego de meios do Estado”.

Um mês antes de deixar a prefeitura, Doria publicou decreto para estender a exprefeito­s os serviços de segurança pessoal que a PM presta para o atual detentor do cargo. Ou seja, ele poderia usufruir de proteção policial por um ano a partir do momento em que deixasse o Executivo, incluindo a campanha. Dias depois, o exprefeito revogou o decreto, após enfrentar ações na Justiça, atritos com PM e oposição de vereadores.

No Linkedin, rede social para contatos profission­ais, Mandese ainda mantém o status de ajudante-de-ordens da prefeitura. De 2011 a 2016, ele cumpriu o mesmo papel para o governo Geraldo Alckmin (PSDB).

 ?? Danilo Verpa - 23.abr.2018/folhapress ?? O ex-prefeito João Doria (PSDB) durante palestra, segunda-feira, na Associação Comercial de São Paulo
Danilo Verpa - 23.abr.2018/folhapress O ex-prefeito João Doria (PSDB) durante palestra, segunda-feira, na Associação Comercial de São Paulo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil