Agora

Golpista que virou filme volta à prisão após fraude

Marcelo Nascimento da Rocha apresentou atestados de trabalho falsos para reduzir pena, afirma polícia

- (FSP)

Considerad­o o golpista mais conhecido do país, Marcelo Nascimento da Rocha voltou à prisão na manhã desta quarta (25), em uma operação da Polícia Civil de Mato Grosso. Famoso, ele virou até personagem de filme (veja abaixo) por enganar jornalista­s e celebridad­es.

Preso em 12 estados diferentes, sendo que fugiu nove vezes, o estelionat­ário cumpria os quase 35 anos de prisão em Cuiabá (MT). Nascido em Curitiba (PR), Marcelo era piloto e entrou para o crime quando tinha 16 anos.

Segundo as investigaç­ões do GCCO (Grupo de Combate ao Crime Organizado), do Ministério Público de Mato Grosso, Marcelo foi detido sob a suspeita de fraudar uma série de atestados de trabalho apresentad­os por ele à Justiça para diminuir sua pena. “A gente comprovou que as empresas não têm funcionári­os, não têm movimentaç­ão financeira e só eram utilizadas como forma de justificar a progressão de regime”, disse o delegado Diogo Santana, do GCCO.

Marcelo cumpriu quatro anos de prisão no regime fechado. Em 2014, ganhou o direito ao semiaberto, mas como Mato Grosso não possui unidade prisional para esse tipo de regime, ele passou a cumprir a pena em casa —era monitorado por tornozelei­ra eletrônica. Segundo a lei de execuções penais, uma pessoa que é condenada no país tem um dia de pena reduzido a cada três trabalhado­s.

A fraude, segundo a Promotoria, foi descoberta a partir de monitorame­ntos constantes ao cotidiano de Marcelo. Segundo a promotora de Justiça do Núcleo de Execução Penal, Josane Guariente, foram encontrada­s cinco empresas de fachada. Nos endereços informados, os investigad­ores acharam no lugar casas abandonada­s, por exemplo. Uma das companhias, inclusive, era ligada a comparsa de Marcelo, que cumpre prisão em Cuiabá. Ela solicitará à Justiça que Rocha volte ao regime fechado, no Rio de Janeiro.

 ?? Reprodução ?? O empresário e piloto Marcelo Nascimento da Rocha, 42 anos, ao ser preso na manhã de ontem
Reprodução O empresário e piloto Marcelo Nascimento da Rocha, 42 anos, ao ser preso na manhã de ontem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil