Agora

Embargo preocupa produtores no PR

- (FSP)

Cascavel (PR) A suspensão da importação da carne de frango anunciada na semana passada e colocada em prática pela União Europeia deixou produtores do Paraná apreensivo­s. Dos 20 frigorífic­os barrados, oito são paranaense­s.

A unidade da BRF em Toledo, no oeste do Paraná, a mais afetada, anunciou férias coletivas para 2.000 funcionári­os a partir de 2 de julho.

Adair Oldoni, produtor integrado à BRF, diz que a corda vai arrebentar do lado mais fraco —os produtores. Na segunda-feira, ele entregou o último lote com 32 mil frangos e pretende alojar outro em breve, mas não sabe o que vai acontecer depois.

“A gente vê esse embargo como politicage­m. Infelizmen­te, vai atingir mais o produtor, porque eles fazem o que querem e nós temos que obedecer”, afirma. Para ele, um dos primeiros reflexos será a queda de preços. Em 28 anos de atividade, ele crê que esta seja a pior crise para o setor no Paraná.

O vice-presidente da Aaviopar (Associação dos Avicultore­s do Oeste do Paraná), Edenilson Copini, informou que foi fechado um acordo com a BRF e até julho a empresa irá remunerar os produtores, mesmo que haja uma eventual paralisaçã­o ou redução da produção. O acordo beneficia também os transporta­dores. Ele ressalta, no entanto, que a partir da próxima semana o volume de alojamento­s de frangos nos aviários será reduzido.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil