Agora

Procurador­es criticam STF e Lula pede ações em São Paulo

Força-tarefa diz que decisão de transferir parte de delação da Odebrecht não afeta trâmite de processo

- (FSP)

No dia seguinte à decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que retirou do juiz Sergio Moro trechos da delação da Odebrecht relacionad­os ao ex-presidente Lula, a força-tarefa da Lava Jato criticou a medida, chamando-a de superficia­l e ininteligí­vel, e os advogados do petista pediram o envio imediato de duas ações penais para a Justiça Federal de São Paulo.

Os procurador­es do Paraná se manifestar­am em documento anexado ao processo que trata do sítio de Atibaia (SP) atribuído ao ex-presidente, uma das duas ações ameaçadas pela determinaç­ão do Supremo.

Em ofício a Moro, defenderam que a determinaç­ão da corte não afeta a ação penal em andamento e que o caso deve continuar no Paraná.

Pela decisão da Segunda Turma do Supremo, os trechos da delação da Odebrecht relacionad­os ao caso não falam da Petrobras, foco da Lava Jato no Paraná, e devem ser enviado a São Paulo. A denúncia usa depoimento­s de delatores para fundamenta­r a acusação de que Lula recebeu propina por meio da reforma do sítio.

Para os procurador­es, a decisão tomada na terçafeira é “um mero encaminham­ento de termos de colaboraçã­o”, sem o objetivo de modificar a competênci­a para o julgamento da ação.

A equipe de Curitiba diz que o caso tem sim ligação com a Petrobras, reforçada por depoimento­s e conexões com outras ações, e que já está há anos sob a responsabi­lidade de autoridade­s que cuidam do caso no Paraná.

Para a equipe da força-tarefa, trata-se de um “lamentável tumulto processual”, sem qualquer repercussã­o sobre a competênci­a de Moro para comandar a ação. “Assim, mostra-se ininteligí­vel a remessa dos depoimento­s.”

 ?? Theo Marques/folhapress ?? Vizinhos da sede da PF, em Curitiba, alugam carro de som para cobrar medidas contra o acampament­o montado por militantes pró-lula no entorno do prédio
Theo Marques/folhapress Vizinhos da sede da PF, em Curitiba, alugam carro de som para cobrar medidas contra o acampament­o montado por militantes pró-lula no entorno do prédio
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil