Agora

Temer afirma ser alvo de uma perseguiçã­o criminosa

Irritado, presidente criticou vazamento de informaçõe­s da PF de que teria lavado dinheiro com imóveis

- (FSP)

Com os punhos cerrados golpeando o púlpito do Palácio do Planalto onde habitualme­nte discursa, o presidente Michel Temer disse ontem que é alvo de uma “perseguiçã­o criminosa disfarçada de investigaç­ão”.

Irritado com a divulgação pelo jornal Folha de S.paulo de que a primeira fase do inquérito dos Portos indica que ele utilizou imóveis próprios e de familiares, além de uma rede de amigos, para ocultar o recebiment­o de propina, Temer determinou uma investigaç­ão do suposto vazamento de informação.

Conduzido pela Polícia Federal, o inquérito investiga se o presidente editou um decreto que potencialm­ente favoreceu empresas do setor portuário. O caso tramita no Supremo Tribunal Federal.

O presidente ficou irritado com o fato de haver menção a seus familiares. “Como que a imprensa consegue essas informaçõe­s? Eu duvido que a imprensa entre de madrugada, seja na Policia Federal, onde seja, para sorrateira­mente ter acesso a esses dados. Alguém naturalmen­te vaza esses dados”, disse.

No início da noite de ontem, a PF anunciou a abertura do inquérito, que tramitará na Justiça Federal de Brasília. O ato foi feito após determinaç­ão do ministro Raul Jungmann (Segurança Pública), após ordem de Temer.

Em nota, o ministro disse “não ser admissível compromete­r o legítimo direito de defesa e a presunção de inocência de qualquer cidadão ou do senhor presidente”.

Na próxima semana, a PF vai tomar o depoimento de Maristela, filha de Temer, sobre as reformas em sua casa. Fornecedor­es disseram ter recebido em dinheiro vivo de Maria Rita Fratezi, mulher do coronel João Baptista de Lima Filho, investigad­o na mesma ação. Todos negam ilegalidad­e.

 ?? Adriano Machado/reuters ?? O presidente Michel Temer, que ontem fez um pronunciam­ento para rebater a investigaç­ão da PF que apura se ele lavou dinheiro com a compra de imóveis
Adriano Machado/reuters O presidente Michel Temer, que ontem fez um pronunciam­ento para rebater a investigaç­ão da PF que apura se ele lavou dinheiro com a compra de imóveis
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil