Agora

Famílias desabrigad­as fazem acampament­o em praça

Elas não querem ir para albergues e permanecem no largo do Paissandu, perto de onde moravam

- Leonardo fuhrmann

Acampadas no largo do Paissandu, em frente ao prédio que desabou, famílias resistem a ir para albergues oferecidos pela prefeitura. Segundo Ricardo Luciano Lima, o Careca, 42 anos, um dos coordenado­res do MLSM (Movimento Social de Luta por Moradia), o objetivo é aguardar no local por uma proposta de lugar para o qual as famílias possam ir.

“Muitas famílias que estão aqui saíram dos albergues para morar nas ocupações e não querem voltar”, diz. Com o apoio de outros movimentos de moradia, eles buscam a doação de lonas para montar acampament­o.

Francisca Santos Silva, 44 anos, está no local com o marido, cinco filhos (com idades entre 1 ano e meio e 14 anos) e um cachorro. “A gente morava há três anos aqui, depois de sair de outra ocupação”, diz.

Já Elaine de Oliveira, 36 anos, estava em colchões espalhados no chão com o marido e três filhos, com idades entre 2 e 11 anos. “A gente saiu só com a roupa do corpo, não consegui nem pegar os meus remédios”, afirma. Ela diz que sofre de problemas cardíacos e está na fila para um transplant­e. “Eu tomo remédios de uso continuado, que precisam de receita e são de alto custo. Não sei como farei agora para pegá-los”, afirma.

Além das vítimas, muitos foram ao local em busca de informaçõe­s de amigos e parentes. Era o caso do ambulante Antonio Ribeiro, 43 anos, que procurava a mãe de sua filha. “Minha menina tem 15 anos, está com os avós maternos na Bahia”, diz. “A mãe dela não tem ninguém por ela aqui em São Paulo além de mim. Liguei direto no celular dela, mas ainda não consegui conversar com ela”, afirma.

A prefeitura, sob a gestão Bruno Covas (PSDB), não informou se vai oferecer algum tipo de atendiment­o especial para os desabrigad­os que não quiserem ir para albergues e permanecer­em acampados no largo. No local, na tarde de ontem, estavam famílias inteiras, com crianças, idosos, pessoas com necessidad­es especiais e animais de estimação.

 ?? Júlio Zerbatto/futura Press/folhapress ?? Moradores desabrigad­os do prédio que desabou ontem montam acampament­o com famílias inteiras no largo do Paissandu, na região central de SP, em frente ao local onde o edifício ficava; entre eles estão crianças, idosos, pessoas com necessidad­es especiais...
Júlio Zerbatto/futura Press/folhapress Moradores desabrigad­os do prédio que desabou ontem montam acampament­o com famílias inteiras no largo do Paissandu, na região central de SP, em frente ao local onde o edifício ficava; entre eles estão crianças, idosos, pessoas com necessidad­es especiais...

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil