Agora

Veja quem tem direito à revisão dos auxílios

A partir de hoje, INSS paga R$ 662 milhões em atrasados para 30 mil segurados prejudicad­os por erro

- Fernanda brigatti

Os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) incluídos no calendário de pagamento da revisão dos auxílios deste ano começam a receber hoje os atrasados. No estado de São Paulo, 11.799 segurados terão a grana; no país, são 30.417.

O lote que começa a ser depositado nesta quartafeir­a é o último destinado a quem ainda recebia o benefício com erro em 17 de abril de 2012, data em que o INSS fechou acordo com o MPF (Ministério Público Federal) e com o Sindicato Nacional de Aposentado­s da Força Sindical para pagar a correção.

O pagamento, porém, ainda não terminou e seguirá por mais quatro anos. Para saber quando receberá, o segurado deve considerar a idade que tinha em 17 de abril de 2012, pois o INSS usou esse dia como referência para definir o calendário. Quem ainda recebia o benefício com erro e era mais velho teve a grana antes.

Benefício reduzido

A revisão dos auxílios foi necessária porque o INSS aplicou uma regra que acabou reduzindo o valor de auxílios-doença e aposentado­rias por invalidez.

No cálculo da média salarial, não foram descartado­s os 20% menores salários. Para milhares de trabalhado­res, isso significou um benefício menor. A regra do artigo 29, como a revisão ficou conhecida no INSS, foi revogada e o instituto começou a corrigir os benefícios, mas somente para quem fazia o pedido nos postos.

A ação judicial que resultou no acordo da revisão pedia que a correção fosse automática, concedida a todos com o direito. Não entraram no acordo os benefícios que já tinham mais de dez anos na época. Para esses segurados, o INSS considerou que houve a decadência.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil