Agora

Apoio a Lula motiva ato da CUT no centro

- (CC)

A libertação do ex-presidente Lula (PT) era a principal motivação declarada pelo público que compareceu ontem ao ato de 1º de Maio organizado por CUT (Central Única dos Trabalhado­res), CTB (Central dos Trabalhado­res e Trabalhado­ras do Brasil) e Intersindi­cal na praça da República (região central). Nos depoimento­s dos participan­tes, conquistas pessoais atribuídas a políticas de inclusão social do governo petista justificav­am o apoio.

O vendedor de açaí Omar Campos, 40 anos, afirma ter conseguido a sua graduação no curso de engenharia civil devido a uma bolsa obtida pelo Prouni (Programa Universida­de Para Todos). “Quando concluí o curso, no ano passado, a mensalidad­e da faculdade era R$ 2.000, mas eu não ganho isso por mês vendendo açaí”, comentou Campos, que ainda vive do comércio ambulante. “Com essa crise, não tem emprego para engenheiro.”

Nascida em Poção das Pedras, no Maranhão, a coordenado­ra pedagógica Luiza Lima, 54 anos, afirmou que programas da gestão petista, como o Bolsa Família, são responsáve­is por acabar com a fome em sua cidade natal. “Precisei vir para São Paulo porque não era possível sobreviver onde nasci”, diz. “Quando voltei lá, 21 anos depois, as pessoas já não estavam mais passando fome.”

Para a advogada Cassandra Hypólito, 55 anos, a liberdade de Lula é uma questão de Justiça. “Não sou filiada a partido nenhum, apenas acho injusto que outros políticos, como os do PSDB, não estejam presos”, reclama. “Se é para prender, que prendam todos”, diz.

 ?? Rivaldo Gomes/folhapress ?? Ato de 1º de Maio de CUT, CTB e Intersindi­cal reuniu público modesto na praça da República, ontem
Rivaldo Gomes/folhapress Ato de 1º de Maio de CUT, CTB e Intersindi­cal reuniu público modesto na praça da República, ontem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil