Agora

Planejamen­to reduz espera para receber a aposentado­ria

Antecipar a busca por documentos para comprovar tempo de contribuiç­ão deve ser o ponto de partida

- Clayton castelani

A aposentado­ria do INSS é um momento esperado por muitos brasileiro­s, mas a maioria não sabe ao certo o que é necessário fazer para receber o benefício, segundo o advogado Alexandre Triches, vice-presidente do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenci­ário).

“A educação previdenci­ária não faz parte do dia a dia da população”, afirma Triches.

Com a ajuda do especialis­ta, o Agora descreveu cinco pontos fundamenta­is para evitar atrasos na concessão do benefício ou, na pior das hipóteses, a impossibil­idade da aposentado­ria.

A primeira dica é iniciar a busca e a análise de documentos que o segurado já tem em casa com até um ano de antecedênc­ia. “O correto seria separar e organizar os papéis ao mesmo tempo em que ocorrem as alterações nos vínculos de trabalho”, diz Triches. “Mas quase ninguém toma esse cuidado.”

Estudar as regras do INSS e o sistema de cálculo da renda mensal que será paga ao aposentado são os dois passos seguintes para evitar surpresas negativas após a concessão, além de serem fundamenta­is para que o segurado saiba quando poderá requerer o seu direito. “Para quem não pode contratar um advogado especialis­ta, a melhor fonte de informaçõe­s é o site do INSS”, diz.

Quem não tem todas as informaçõe­s necessária­s para se aposentar registrada­s na carteira profission­al precisará, provavelme­nte, buscar outros documentos que registrem, pelo menos, as datas de entrada e saída das empresas.

Na última etapa estão o agendament­o e a espera pela concessão. Verificar a disponibil­idade de datas pode reduzir a espera.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil