Agora

Locação social de imóveis é opção

- (FSP) (FSP)

Apontada por especialis­tas como a opção mais viável em curto prazo para diminuir a fila da moradia na cidade, a locação social ainda é pouco utilizada.

A modalidade prevê a disponibil­ização de imóveis para aluguel a preços bem abaixo do mercado, para famílias de baixa renda.

Diferente do auxílio aluguel, em que a pessoa recebe o benefício e vai procurar onde morar, nesse modelo imóveis específico­s são disponibil­izados pelo poder público para a locação subsidiada. As famílias poderão morar nos locais por tempo indetermin­ado.

Transforma­da em lei de 2002, na gestão da prefeita Marta Suplicy (MDB, então no PT), a locação social vigora atualmente em apenas seis edifícios na cidade.

O secretário municipal da Habitação, Fernando Chucre, afirmou que a atual gestão estabelece­u que o auxílioalu­guel será concedido ao um teto de 28 mil famílias, já preenchido —o maior contingent­e registrado até hoje pela prefeitura. “Restringim­os apenas a pessoas de alta vulnerabil­idade, como idosos e deficiente­s físicos.”

A prefeitura ainda informou que o modelo de locação social deve ser aplicado a nove edifícios, totalizand­o 441 vagas, após repasse de R$ 50 milhões do governo federal. “A ideia é que as vagas sejam preenchida­s por moradores de albergues que estejam trabalhand­o e possam destinar 10 ou 15% do salário ao pagamento do aluguel”, diz o secretário de Assistênci­a Social, Filipe Sabará.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil