Agora

Atores pagam aluguel barato em edifício restaurado no centro

- (AH)

O edifício Cineasta, na avenida São João, na região central, é um dos poucos em uso na modalidade de aluguel social na cidade.

Único imóvel entregue pelo projeto Renova São Paulo, o edifício, que tem seis andares e 50 apartament­os, começou a ser reformado em 2012 e recebeu os moradores —que pertencem a um movimento de artistas —em 2014.

Eles podem morar nos imóveis por tempo indetermin­ado, pagando aluguel que varia entre 10% a 12% de suas rendas mensais.

Os apartament­os têm 40 m2 e tiveram pisos, de mármore, e paredes, de pastilha de cerâmica, restaurado­s. Todo o edifício foi adaptado para proporcion­ar melhor acessibili­dade.

O ator Hilton Have, 73 anos, e morador do local desde 2008, explicou que várias entidades de artistas se reuniram e buscaram junto ao poder público opções de moradia para a categoria. “Nosso intuito foi o de garantir um espaço para pessoas acima de 60 anos e que ainda trabalham.”

A diretora Valéria Di Pietro, 67 anos, mora no prédio desde 2008. Segundo ela, não seria possível locar um imóvel bom e tão bem localizado pagando apenas 10% do que recebe de salário.

Além dos apartament­os, o prédio também conta com uma salão de festas, biblioteca, jardim e área para atividade física.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil