Agora

Irã diz que Trump se arrepender­á se romper acordo

Presidente Hassan Rouhani afirma que está preparado para revidar possíveis sanções americanas

- (Agências)

O presidente do Irã, Hassan Rouhani, fez um alerta aos EUA, ontem, de que cometerão um erro que acarretará “arrependim­ento histórico” caso abandonem o acordo nuclear iraniano, como o presidente Donald Trump vem ameaçando fazer.

O iraniano se referia ao prazo dado pelo presidente dos EUA, de 12 de maio, para uma decisão sobre o acordo nuclear de 2015, que Trump tem chamado de “insano” e do qual pede revisão de “falhas desastrosa­s”, sob ameaça de impor sanções contra o Irã.

“Temos planos para resistir a quaisquer decisões de Trump sobre o acordo nuclear”, disse Rouhani.

O chamado Plano de Ação Conjunto Global foi acordado entre Irã, EUA, Rússia, Reino Unido, França, China e Alemanha em 2015 com intuito de interrompe­r o programa nuclear do Irã, que em troca teve alívio das sanções econômicas impostas a ele pela comunidade internacio­nal.

O Reino Unido, a França e a Alemanha continuam comprometi­dos com o acordo, mas, tentando manter Washington nele, querem abrir conversas sobre o programa de mísseis balísticos do Irã, suas atividades nucleares após 2025 e suas ações militares na Síria e no Iêmen.

Rouhani é resistente. “Não vamos negociar com ninguém sobre nossas armas e defesas. Queremos preservar nossa tecnologia pacífica nuclear para eletricida­de, medicina, agricultur­a e saúde e não queremos ameaçar o mundo ou a região”, afirmou, em discurso.

 ?? Nicholas KAMM/AFP ?? O presidente americano Donald Trump ameaça impor sanções ao Irã caso não altere acordo nuclear
Nicholas KAMM/AFP O presidente americano Donald Trump ameaça impor sanções ao Irã caso não altere acordo nuclear

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil