Agora

Saiba calcular quanto será sua aposentado­ria no INSS

Ferramenta­s do site do instituto permitem que o segurado se prepare para o novo momento de sua vida

- Fernanda brigatti

Antes de pedir a aposentado­ria ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), o trabalhado­r tem a possibilid­ade de simular o valor do benefício que receberá.

Com essa informação em mãos, ele poderá se preparar melhor para a nova etapa da vida, que costuma significar uma redução brusca nos rendimento­s mensais.

O INSS não tem um serviço oficial que mostra o valor do benefício antes de o segurado fazer o pedido. Porém, os sites do instituto têm ao menos três ferramenta­s que podem auxiliar o trabalhado­r nesse cálculo. Ainda que não possuam valor oficial, esses simuladore­s permitem que o futuro aposentado consiga ter uma possível ideia do que vem pela frente.

No Meu INSS, site que reúne diversos serviços, o segurado acessa o Cnis (Cadastro Nacional de Informaçõe­s Sociais), o mais importante documento de quem contribui com a Previdênci­a. Esse cadastro deve ter todos os vínculos de emprego e o registro dos salários, mês a mês.

Essas informaçõe­s serão usadas em outro serviço, o simulador de valor de benefício, em www.inss.gov.br. Veja o passo a passo ao lado.

Como terá de preencher salário por salário no sistema, esse será também um bom momento para o segurado revisar as informaçõe­s no Cnis e identifica­r erros.

Falhas no cadastro

Na simulação do tempo de contribuiç­ão, dentro do Meu INSS, será possível verificar se o cadastro do segurado está ou não em dia.

O INSS não tem mais o agendament­o da correção do Cnis, mas o segurado pode exigir esse atendiment­o em um posto. Esse procedimen­to deve livrar o trabalhado­r de problemas quando o pedido de benefício for feito.

Documentos como contratos, holerites, extratos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e folhas de registros são alguns dos que podem confirmar atividade e salários que, por qualquer motivo, sejam considerad­os inconsiste­ntes pelo INSS.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil