Agora

Joaquim Barbosa desiste de candidatur­a à Presidênci­a

Ministro aposentado do Supremo deixa a direção do PSB surpresa com anúncio feito por telefone

- (FSP)

A candidatur­a própria do PSB naufragou na manhã de ontem, antes mesmo de ser lançada oficialmen­te. Por telefone, o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbos avisou ao presidente do partido, Carlos Siqueira, que desistira de concorrer à Presidênci­a da República.

Barbosa, que também postou nota no Twitter, disse que tomou uma “decisão estritamen­te pessoal”.

Com até 10% de intenção de voto no Datafolha, a saída prematura de Barbosa da disputa mexe num cenário engarrafad­o por candidatos que ainda não decolaram nas pesquisas.

Por afinidade ideológica —e pelo peso regional do PSB, cujo centro de gravidade ainda é o Nordeste— o pedetista Ciro Gomes surge como eventual beneficiár­io, se não do espólio de votos de Barbosa, da máquina partidária do PSB (veja abaixo).

A decisão surpreende­u a cúpula do partido, mas não a amigos e parentes do magistrado, que já tinham identifica­do sinais de desistênci­a.

O entorno de Barbosa afirma que pesaram na desistênci­a um problema de saúde e o receio de ser engolido pela estrutura partidária do PSB. Segundo relatos, ele se dizia incomodado com a possibilid­ade de ter de alterar as suas propostas para se adequar à sigla e que fosse abandonado pelo partido durante o processo eleitoral.

Principal opositor à candidatur­a de Barbosa no PSB, o governador de São Paulo, Márcio França, classifico­u como “previsível” a desistênci­a e disse que essa é a eleição dos “profission­ais”.

“Pensar que a disputa será dos outsiders é um equívoco. Essa é a eleição dos profission­ais, de quem está acostumado a ter estômago de aço e fazer arranjos políticos”, afirmou França.

 ?? Pedro Ladeira - 19.abr.2018/folhapress ?? Joaquim Barbosa, ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal, tinha 10% das intenções de votos, segundo Datafolha; saída mexe no cenário eleitoral
Pedro Ladeira - 19.abr.2018/folhapress Joaquim Barbosa, ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal, tinha 10% das intenções de votos, segundo Datafolha; saída mexe no cenário eleitoral
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil