Agora

Investigaç­ão contra Aécio é enviada à primeira instância

Decisão foi tomada após restrição do foro especial; acusação é baseada na delação feita pela Odebrecht

- (FSP)

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes remeteu à primeira instância seis inquéritos e uma ação penal contra parlamenta­res, entre eles Aécio Neves (PSDB-MG).

O caso de Aécio, que foi enviado à Justiça Estadual de Minas Gerais, é baseado em delações da Odebrecht e apura se o senador participou da montagem de um cartel que fraudou licitações para construir a Cidade Administra­tiva, uma das principais obras de sua gestão como governador.

Na semana passada, o Supremo restringiu o foro especial de deputados e senadores, que serão processado­s na corte apenas em caso de suspeita de crime praticado no mandato e que tenha relação com o cargo.

O ministro também determinou a remessa de casos ligados a sete deputados federais. “Várias questões podem surgir, e o Ministério Público e a defesa têm direito de questionar para ter padronizaç­ão e evitar subjetivis­mo [nas decisões]”, disse.

Os ministros da segunda turma ainda decidiram ontem manter foro especial nos casos de congressis­tas reeleitos. Essa era uma das questões em aberto com a decisão de restringir o foro.

O entendimen­to foi adotado na análise de denúncia contra o deputado Dudu da Fonte (PP-PE), acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro na Lava Jato. O empreiteir­o Ricardo Pessoa, da UTC, disse que pagou R$ 300 mil de propina a Dudu e o dinheiro teria sido repassado à sua campanha para reeleição em 2010. O deputado foi reeleito novamente em 2014.

Esse caso já havia começado a ser julgado, mas foi interrompi­do. Ontem, por maioria, a turma decidiu aceitar a denúncia da Procurador­ia-geral da República (PGR), transforma­ndo o parlamenta­r em réu. Votaram assim: Edson Fachin, Celso de Mello e Ricardo Lewandowsk­i. Para Gilmar Mendes e Dias Toffoli, a denúncia não deveria ser recebida.

Fachin disse que a turma acabou por afirmar sua competênci­a para processar e julgar crimes “praticados em uma legislatur­a por deputado federal que venha exercer, por força de reeleição, novo mandato”.

 ?? Pedro Ladeira - 16.abr.18/folhapress ?? O senador Aécio Neves (PSDB-MG) durante entrevista coletiva de imprensa em gabinete para apresentar defesa sobre as acusações de corrupção contra ele
Pedro Ladeira - 16.abr.18/folhapress O senador Aécio Neves (PSDB-MG) durante entrevista coletiva de imprensa em gabinete para apresentar defesa sobre as acusações de corrupção contra ele
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil