Agora

DNA de tricampeão

Diego Aguirre afirma que o esquema com três zagueiros é o ideal, como quando faturou o Nacional

- Alinne fanelli e luiz cosenzo

O São Paulo entra em campo hoje, às 21h45, valendo a permanênci­a na Copa Sul-americana

O São Paulo do técnico Diego Aguirre tem criado uma identidade com três zagueiros. Foi jogando dessa maneira que o clube conquistou o tricampeon­ato brasileiro de 2006 a 2008, sob o comando de Muricy Ramalho.

O esquema que varia de um 3-5-2 para um 3-4-3 é o que o uruguaio de 52 anos considera ideal para o Tricolor. “Não sei se o ideal para o futebol, mas é o ideal para o São Paulo”, disse Aguirre, em entrevista ao Agora.

Hoje, às 21h45, o treinador encara sua terceira decisão de mata-mata em menos de dois meses. O clube do Morumbi joga em casa, contra o Rosario Central, e se classifica na Sul-americana com vitória simples. “Não podemos priorizar. Eu não posso falar que quero a Sul-americana e não, o Brasileirã­o. Porque vamos ser protagonis­tas e tentar ganhar os dois”, declarou. Agora O São Paulo deixou escapar a vaga na final do Paulista e na Copa do Brasil com uma situação que parecia controlada. O fator psicológic­o preocupa? Aguirre Não é psicológic­o, não sinto que seja assim. São coisas que acontecem no futebol. Não pudemos buscar desculpas ou fatos psicológic­os porque ninguém pode comprovar, é algo subjetivo. Temos de trabalhar para melhorar e, se aconteceu isso, é porque cometemos erros. Estamos em um caminho bom, o clube quer voltar a estar nas decisões.

Agora O time tem a intensidad­e que você deseja? Aguirre O time está evoluindo, as coisas não acontecem de um dia para o outro. Para você pedir intensidad­e, tem de trabalhar de forma intensa. Os jogadores estão aceitando muito bem nossa proposta, estão querendo ganhar. É uma oportunida­de maravilhos­a para todos os que estão aqui. Não podemos passar sem que ninguém se lembre de nós.

Agora O esquema com três zagueiros é o ideal? Aguirre Sim, o ideal para São Paulo. Não sei se o ideal para o futebol, mas é o ideal para o São Paulo. Porque tem zagueiros de alto nível, todos muito bons. Eu me adaptei aos jogadores. Também tem história de conquistas com três zagueiros. A torcida gosta. Não significa que será sempre assim. É um padrão de jogo que estamos tentando fazer dar certo. Mas, em alguns momentos, podemos usar outros sistemas, com as mesmas peças.

Agora Concorda que seu time é muito defensivo? Aguirre Às vezes temos sido, sim. Começamos melhorando uma situação: a defesa. Para isso, nós nos fechamos e, talvez, perdemos jogo ofensivo. Não é que vai ser sempre assim, não me sinto um técnico defensivo. Se você me entrevista­r daqui um mês, vamos falar que o time está fazendo gols, jogando melhor. Se você só defende, não pode aspirar ganhar. Agora Por que você tem segurado a molecada da base? Aguirre Tem de ter cuidado quando se fala dos garotos. Tem de ter um processo de amadurecim­ento. Liziero, já com 20 anos, está pronto. Ainda pode ser um pouco irregular nos rendimento­s, mas está pronto. É um jogador do time titular. O Militão também, com 20 anos. É uma idade normal em que os jogadores começam a ficar prontos. Se você traz um menino de 17 anos, é normal que não esteja pronto ainda. Temos de ajudar para que ele pegue ritmo e vá treinando. É outro nível o treinament­o, muita coisa para preparar. Nosso principal cuidado é de proteger, não colocar em campo. Depois pode ser prejudicia­l. Temos de ter um pouco de paciência, um tempo para, na hora de ter as oportunida­des, que peguem e se destaquem. Agora Qual é o objetivo do São Paulo no Campeonato Brasileiro deste ano? Aguirre Para mim, é na parte de cima da tabela. Não posso sentir outra coisa, estou falando sinceramen­te. São Paulo tem de ser protagonis­ta do Brasileiro e não passa pela minha mente outra coisa que não seja isso.

 ?? Marcello Zambrana - 4.mai.18/agif ?? O técnico Diego Aguirre, de 52 anos, gosta de ter três zagueiros no Tricolor; o uruguaio diz que o time vai melhorar ofensivame­nte, com mais finalizaçõ­es
Marcello Zambrana - 4.mai.18/agif O técnico Diego Aguirre, de 52 anos, gosta de ter três zagueiros no Tricolor; o uruguaio diz que o time vai melhorar ofensivame­nte, com mais finalizaçõ­es

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil