Agora

Posto do INSS é mais rápido para aumentar benefício

Antes de recorrer à Justiça, o segurado deve ficar atento às revisões que saem na via administra­tiva

- Clayton castelani

Buscar aumento da aposentado­ria ou da pensão na agência do INSS pode ser um caminho mais rápido e vantajoso do que a Justiça, mesmo quando o beneficiár­io já teve o seu primeiro pedido de revisão negado.

Os chamados recursos administra­tivos valem a pena se tiverem regras já consolidad­as em instruções normativas, que são um instrument­o utilizado pelo INSS para informar seus funcionári­os sobre mudanças na hora de analisar pedidos de benefícios ou de revisões.

A dica para quem quer ganhar tempo para continuar brigando por um direito, sem enfrentar os custos e a lentidão do Judiciário, é procurar quais situações já são reconhecid­as pelas chamadas Juntas de Recursos da Previdênci­a Social (veja ao lado).

Há poucas variações nas decisões das juntas, pois elas têm como base normas e súmulas (resumos de decisões tomadas frequentem­ente) internas, reforça o advogado Rômulo Saraiva. “Quando não tem súmula ou instrução normativa que permita a revisão, o recurso não costuma dar em nada”, afirma ele.

As revisões por erro de cálculo ou no valor das contribuiç­ões realizadas pelo empregador são exemplos disso.

Prazo

Para ter seu caso reavaliado pela junta, porém, o segurado precisa apresentar seu recurso no prazo de até 30 dias após tomar ciência da decisão negativa.

O segurado não deve ter a expectativ­a de uma revisão a jato. Pelo contrário, sem funcionári­os em número suficiente para dar conta da demanda, é comum que um processo demore meses para ser concluído.

O INSS não cobra quaisquer valores por seus serviços, assim como não exige a contrataçã­o de advogado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil