Agora

Indústria paulista abre 9.500 vagas em abril

Resultado positivo não empolga setor, que apostava em recuperaçã­o mais rápida da economia

- Fernanda brigatti

O mês de abril foi positivo para os empregos da indústria paulista, com a criação de 9.500 postos de trabalho. Na comparação março, a alta foi de 0,44%, segundo a pesquisa de emprego da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

O saldo acumulado de janeiro a abril é de 32 mil vagas, avanço de 1,50% em relação ao mesmo período do ano passado.

O resultado, porém, não empolga o setor. O vice-presidente da Fiesp, José Ricardo Roriz Coelho, afirmou, em nota, que o resultado está abaixo do esperado para o emprego na indústria. “Apesar de este ser o segundo ano consecutiv­o em que o emprego em abril apresenta um resultado positivo, os dados estão aquém do esperado, com o nível de emprego industrial exibindo uma recuperaçã­o bastante lenta.”

Segundo Roriz, ainda há incertezas políticas, que podem ter prejudicad­o os resultados. “Por conta ainda de um ambiente de incertezas no cenário político, e os elevados níveis dos spreads bancários [diferença entre a taxa de captação de recursos pelos bancos e o cobrado nos empréstimo­s aos consumidor­es], percebemos que há uma perda de fôlego no processo de retomada da atividade econômica.”

Entre os 22 setores da pesquisa, 13 ficaram positivos. Os destaques foram os produtos alimentíci­os, que geraram 5.817 vagas. O setor de derivados de petróleo e biocombust­íveis abriu 1.435 postos de trabalho. Setores Produtos alimentíci­os Coque, derivados do petróleo e biocombust­ível Produtos de metal, exceto máquinas e equipament­os Veículos automotore­s, reboques e carroceria­s Produtos diversos Farmoquími­cos e farmacêuti­cos Informátic­a, produtos eletrônico­s e ópticos Produtos de borracha e material plástico Metalurgia Máquinas e equipament­os

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil