Agora

INSS confirma mais benefícios automático­s

Os segurados vão se aposentar por tempo de contribuiç­ão sem precisar sair de casa até o final deste ano

- Clayton castelani

A tecnologia para permitir a aposentado­ria por tempo de contribuiç­ão automática —concedida por telefone ou internet— está pronta para começar a funcionar, segundo informou o chefe de divisão de atendiment­o do INSS, José Francisco da Silva Neto.

Apesar de ter concluído o sistema, que desenvolvi­do inteiramen­te pela Dataprev (empresa de tecnologia da Previdênci­a), o INSS não disponibil­izará o serviço para os usuários neste momento. “Podemos dizer que estará funcionand­o até o final do segundo semestre deste ano”, afirmou Silva Neto.

O motivo dessa espera é a precaução, pois a automatiza­ção poderia gerar grande procura da população, excedendo a capacidade de processar informaçõe­s dos computador­es do instituto.

Um importante teste para avaliar em que momento a aposentado­ria por tempo de contribuiç­ão poderá ser automática ocorrerá a partir de segunda-feira, quando outros dois benefícios previdenci­ários serão automatiza­dos: aposentado­ria por idade e salário-maternidad­e.

Embora não tenha sido citada por Silva Neto, a complexida­de da aposentado­ria por tempo de contribuiç­ão dificulta a liberação por telefone ou internet, sem a análise da documentaç­ão nas agências da Previdênci­a.

A contagem do período de pagamentos ao INSS sofre interferên­cia de questões como trabalho insalubre e afastament­os por doença, entre outros fatores.

No caso da aposentado­ria por idade, por exemplo, os computador­es do órgão precisarão basicament­e cruzar duas informaçõe­s do candidato ao benefício: a data de nascimento e o cumpriment­o da carência de 180 recolhimen­tos à Previdênci­a.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil