Agora

Platini cita “trapaça” para pegar Brasil na final de 98

- (MG)

Foi dirigido, segundo Michel Platini, o sorteio da Copa do Mundo de 1998. De acordo com o ele, o desenho das chaves foi feito para que a anfitriã França enfrentass­e o Brasil, defensor do título e então tetracampe­ão, apenas na partida decisiva.

“França x Brasil na final era o sonho de todo mundo”, afirmou o ex-jogador, que era um dos presidente­s do comitê organizado­r daquele Mundial.

Em entrevista à rádio France Bleu, ele explicou que a seleção local foi colocada de antemão no Grupo C. Assim, evitaria um confronto prematuro com o primeiro colocado do Grupo A, encabeçado pelos campeões de 1994.

“Quando organizamo­s o calendário, fizemos uma pequena trapaça. Se terminásse­mos em primeiro no grupo e o Brasil também, não nos encontrarí­amos antes da final do torneio”, disse Platini.

“Não nos estressamo­s por seis anos para organizar uma Copa do Mundo e não fazer algumas pequenas travessura­s. Você acha que os outros não fizeram isso em suas Copas”, acrescento­u.

Tem razão o francês, que também exerceu o cargo de presidente da Uefa e hoje cumpre suspensão de sete anos por receber pagamentos indevidos da Fifa. Ricardo Teixeira, presidente da CBF na conquista do tetra, em 1994, também gostava de se gabar de sua influência.

“Uma Copa do Mundo não se ganha só no campo”, disse, afirmando que tratou de assegurar um caminho tranquilo até a final.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil