Agora

Temporal derruba árvores e arranca telhado de escola

Escola municipal na zona oeste ficou com parte da cobertura destruída. Ventos chegaram a 59 km/h

- Luciano cavenagui

Após um mês sem chover forte em São Paulo, a cidade sofreu ontem com o temporal e rajadas de vento no período da manhã, causando estragos em toda a região metropolit­ana e também no interior. Segundo o CGE (Centro de Gerenciame­nto de Emergência­s), órgão da prefeitura, não chovia assim desde o dia 17 de abril.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, até o meio-dia foram atendidas 115 ocorrência­s de queda de árvores na Grande São Paulo.

Vários bairros da capital foram afetados por uma forte ventania, acompanhad­a de chuva. Entre 9h02 e 10h18, toda a cidade foi colocada em estado de atenção para alagamento­s.

A EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamenta­l) Ibrahim Nobre, no Rio Pequeno (zona oeste), teve grande parte do telhado destruído. Não havia ninguém no local. A Defesa Civil foi acionada para verificar os estragos. A Prefeitura de São Paulo, sob gestão Bruno Covas (PSDB), informou que engenheiro­s da Secretaria Municipal da Educação vão inspeciona­r a escola e decidir as medidas cabíveis. A rua Jean Gonzales, situada no mesmo bairro, foi bastante castigada. Casas e veículos foram danificado­s pelas árvores.

No aeroporto de Congonhas, na região da zona sul, os ventos chegaram a 59 km/h. Duas árvores caíram na avenida Corifeu de Azevedo Marques, no Butantã (zona oeste). Situação semelhante bloqueou pistas da Marginal Tietê, na altura da Ponte Anhanguera, no sentido da rodovia Ayrton Senna.

A região do M’boi Mirim (zona sul) foi onde mais choveu, segundo o CGE, acumulando 18 milímetros de água. Uma árvore caiu em frente ao Cemitério São Luís, na rua Antônio de Senna. Um ponto de ônibus foi atingido.

Na rua Nicolau Tolentino de Almeida, na Vila Dionísia (zona norte), três casas foram parcialmen­te destelhada­s.

Em Guarulhos (Grande SP), na região do aeroporto de Cumbica, os ventos chegaram a 89 km/h. Outros municípios da região metropolit­ana também sofreram, como Osasco, Barueri, Cotia, Embu e Itapeceric­a da Serra.

 ?? Guilherme Rodrigues/futura Press/folhapress ??
Guilherme Rodrigues/futura Press/folhapress
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil