Agora

Início de Covas esvazia promessa social

- (FSP)

Incluída de última hora em projeto de lei pelos vereadores da base aliada de Bruno Covas (PSDB) e sancionada às pressas pelo novo prefeito dias após o desabament­o do edifício Wilton Paes de Almeida, no largo do Paissandú (região central), numa mudança nas regras do fundo municipal de desestatiz­ação atingiu em cheio sua essência social.

Ao aprovarem o projeto de lei de privatizaç­ão do Anhembi em 2 de maio, vereadores da base de Covas no Legislativ­o incluíram um artigo para que os recursos do fundo também possam ser enviados às prefeitura­s regionais. A área é marcada pela forte influência de vereadores por meio de nomeações políticas e tem como prioridade de investimen­to, nos próximos anos, os programas de recapeamen­to de ruas (Asfalto Novo) e de reforma de calçadas (Calçada Nova). Desde a criação, o fundo previa que o dinheiro das vendas e concessões —que deve chegar a US$ 1,5 bilhão, ou R$ 5,4 bilhões, segundo estimativa de Covas— seria aplicado exclusivam­ente em áreas sociais. É “dinheiro carimbado”, repetia o ex-prefeito João Doria (PSDB). “Ao vender o Anhembi, devemos concluir obras como o hospital na Brasilândi­a, investir em habitacion­al que sirva como alternativ­a às favelas e invasões, garantir a geração de vagas em creches. Não consigo ver lógica social de transforma­r ativos tão importante­s em um programa de asfalto novo”, afirma o vereador Police Neto (PSD).

A vereadora Sâmia Bomfim (PSOL) diz que o fundo foi descaracte­rizado. “Fica claro que a intenção nunca foi investir em áreas sociais, mas garantir a negociação dos bens com setores privados que apoiam o PSDB.”

Diogo Nogueira

Os Prettos convidam Beth Carvalho e Samba da Vela

 ?? Gabriel Cabral/folhapress - 25.abr.2018 ?? Sambódromo do Anhembi, em Santana; complexo na zona norte está na lista das privatizaç­ões tucanas
Gabriel Cabral/folhapress - 25.abr.2018 Sambódromo do Anhembi, em Santana; complexo na zona norte está na lista das privatizaç­ões tucanas
 ??  ?? rua Doutor Joviano Pacheco de Aguirre, 30
rua Doutor Joviano Pacheco de Aguirre, 30

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil