Agora

PT negocia alianças com siglas pró-impeachmen­t

- (FSP)

Sob as bênçãos do comando partidário, governador­es e dirigentes petistas traçam, em seus estados, alianças com partidos que compõem a base do governo de Michel Temer (MDB) e apoiaram o impeachmen­t da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

Uma resolução petista, de dezembro de 2017, determina como núcleo de alianças partidos que votaram contra o impeachmen­t e as medidas do governo de Michel Temer, mas em pelo menos 16 estados as negociaçõe­s vão na contramão.

Candidato à reeleição, o governador do Ceará, Camilo Santana trabalha para manter na coligação os 21 partidos de sua base, incluindo o MDB do senador Eunício Oliveira, o PPS e até o DEM.

No Piauí, o governador Wellington Dias afirma que, para sua reeleição, quer manter o time que o apoia desde 2015. Isso inclui ter no palanque o presidente do PP, o senador Ciro Nogueira, que apoiou o impeachmen­t de Dilma, além do MDB.

Na Bahia, a chapa de reeleição do petista Rui Costa deve sacrificar a reeleição da senadora Lídice da Mata (PSB), aliada fiel do PT baiano, pela candidatur­a ao Senado do deputado estadual Ângelo Coronel (PSD).

O PT do Acre, por sua vez, vai liderar uma frente ampla de 14 siglas —entre elas, PV, PRB e PSB. Presidente estadual da legenda, André Kamai afirma que a relação dos partidos é fraternal.

Em Minas Gerais, petistas querem que Márcio Lacerda (PSB) desista do governo para apoiar a reeleição de Fernando Pimentel (PT).

Por outro lado, o PT pode apoiar a reeleição de Paulo Câmara (PSB).

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está preso na Polícia Federal de Curitiba, chegou a incentivar algumas alianças, como o apoio à reeleição de Renan Filho (MDB), em Alagoas, e à candidatur­a de Helder Barbalho (MDB), no Pará.

 ??  ?? Os governador­es de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), e de Minas, Fernando Pimentel (PT); petistas negociam com partidos que derrubaram Dilma Rousseff
Os governador­es de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), e de Minas, Fernando Pimentel (PT); petistas negociam com partidos que derrubaram Dilma Rousseff

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil