Agora

A cada 10 ataques, 9 policiais acabam feridos ou mortos

Levantamen­to mostra ainda que em 23% dos casos, bandidos levam a arma do policial após a ação

- (FSP)

Levantamen­to inédito feito pela reportagem com base em relatórios sigilosos da PM de São Paulo mostra que, de cada dez ataques a PMS, nove acabam feridos ou mortos. A maioria em roubos, envolvendo soldados.

Os dados apontam ainda que em cerca de 23% dos crimes, além de atacar o policial, os bandidos ainda levam a arma dele.

Também não é raro o PM ser morto com a própria pistola — 4% dos casos.

Esses números são resultado de análise feita em 491 relatórios de PMS vítimas, documentos elaborados de 2006 a 2013 por equipes da corregedor­ia da PM especializ­adas em investigar ataques desse tipo no estado.

Segundo os dados, desses 491 policiais com registro de violência, 218 foram mortos e 233 ficaram feridos —sendo 81 deles atingidos na cabeça por tiro ou paulada.

No total, apenas 40 saíram ilesos — 8% do total.

Os documentos descrevem as circunstân­cias em que os crimes se deram, as primeiras informaçõe­s sobre o estado de saúde do policial militar e o destino do criminoso.

Essas apurações são abertas quando o PM é atacado e figura na condição de vítima, como em casos de roubos ou assassinat­os, além de tentativas desses dois crimes.

Na Corregedor­ia da PM, parte desses relatórios foi redigida pelo sargento Maurício dos Santos, 49 anos.

Aposentado no ano passado, Maurício diz que o levantamen­to mostra exatamente aquilo que ele presenciou ao longo dos anos e que o levou passar a defender, inclusive, o desarmamen­to de policiais nos horários de folga.

Para ele, essa medida reduziria o número de mortes. Geralmente em roubos, o bandido já chega com arma em punho, não dá chance de o policial reagir.

Principais motivos são roubos e ataques pelo fato de as vítimas serem policiais

Roubo 256

Ataque sabendo que era policial 115

Roubo a terceiro 28

Atendiment­o de ocorrência 12

Briga 12

Resistênci­a a ação policial 12

Outros 16

Não se sabe 40 Maior parte dos casos ocorreu na rua, na casa do policial ou em comércios Rua ou rodovia 242 76 75 33 26 29 10

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil