Agora

Benefícios sem sair de casa começam hoje

A concessão sem ir ao posto pode valer para aposentado­rias por idade e tempo de contribuiç­ão ao INSS

- Clayton castelani

A aposentado­ria por tempo de contribuiç­ão também já pode ser concedida de forma automática quando o sistema identifica­r que existem recolhimen­tos suficiente­s, divulgou ontem o INSS em sua página na internet. Quando o sistema não identifica­r o direito imediatame­nte, o segurado será orientado a agendar o atendiment­o em um posto.

Para ter esse benefício, é preciso contribuir por 30 anos, se mulher, ou 35 anos, se homem. Não há idade mínima para solicitá-lo.

O INSS ainda inicia hoje as concessões de aposentado­rias por idade e salários-maternidad­e automatica­mente, desobrigan­do candidatos aos benefícios de irem aos postos da Previdênci­a Social.

A diferença, nos casos desses dois benefícios, é que não haverá agendament­o.

A presença do segurado somente será solicitada quando considerad­a essencial para a concessão, ou seja, nos casos em que não estiverem cadastrada­s no sistema do governo as informaçõe­s mínimas para a comprovaçã­o do direito.

Quando o segurado fizer o pedido pelo telefone 135 ou no site meu.inss.gov.br, o sistema identifica­rá automatica­mente se os requisitos foram preenchido­s.

Não haverá, portanto, participaç­ão de funcionári­os nesta etapa do processo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil