Agora

2 moradores de rua morrem na noite mais fria do ano

Eles foram achados mortos no Parque Dom Pedro 2º e no Rio Pequeno. Mínima foi de 9,3˚C na capital

- William cardoso

Os corpos de dois moradores de rua foram encontrado­s ontem pela manhã após a madrugada mais fria do ano na capital. Segundo o Inmet (Instituto Nacional Meteorolog­ia), a mínima ficou em 9,3˚C, a menor para um mês de maio desde 2007.

Pela manhã, o corpo de Marciano da Silva Correia, 34 anos, foi encontrado sob a marquise de uma loja na avenida do Rio Pequeno (zona oeste). Correa era conhecido de comerciant­es do bairro e, segundo a Secretaria Estadual da Segurança Pública, da gestão Márcio França (PSB), teve pneumonia. De acordo com um segurança que trabalha nas proximidad­es, Cabelo, como era conhecido, chegou a pedir um copo d’água por volta das 4h e a reclamar de dores no peito e no braço.

Moradores e frequentad­ores do bairro dizem que, na última semana, ele foi atendido pelo Samu (Serviço de Atendiment­o Móvel de Urgência) após sofrer uma queda na rua. Por comerciant­es, Cabelo era visto como alguém que só fazia mal a si mesmo, ao tomar até seis garrafinha­s de pinga diariament­e. A família dele foi várias vezes ao local resgatá-lo. Em alguns casos, até o mantinha fora da rua por um período de tempo.

Outro morador de rua, identifica­do apenas como Maicon até a conclusão desta edição, foi encontrado no Parque Dom Pedro 2º (centro). Segundo pessoas próximas, ele chegou a frequentar um centro de acolhida no Brás, na mesma região, mas não ficou por lá.

Para o padre Julio Lancellott­i, da Pastoral do Povo de Rua, é preciso flexibiliz­ar as regras para acolher as pessoas desabrigad­as, que muitas vezes estão alcoolizad­as. Os albergues municipais não recebem moradores de rua nessa situação. “É preciso ter grupos pequenos, mais informais, emergencia­is. É assim que se atende nesse tipo de situação. Se estou protegido, a possibilid­ade de infarto é menor”, afirma.

 ?? Rivaldo Gomes/folhapress ?? Carro da polícia ao lado do corpo de Marciano da Silva Correia, 34 anos, em marquise de loja na avenida do Rio Pequeno, zona oeste da capital; outro morador de rua foi achado morto no Parque Dom Pedro, no centro
Rivaldo Gomes/folhapress Carro da polícia ao lado do corpo de Marciano da Silva Correia, 34 anos, em marquise de loja na avenida do Rio Pequeno, zona oeste da capital; outro morador de rua foi achado morto no Parque Dom Pedro, no centro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil