Agora

Promotoria forçou delação contra Kassab, diz ex-fiscal

Acusado de integrar máfia do ISS diz que não sabe nada sobre o ex-prefeito e que denunciou vereadores

- (FSP)

Acusado de envolvimen­to em um esquema de corrupção na Prefeitura de São Paulo, Ronilson Rodrigues, 55, afirma que seu acordo de delação premiada não foi aceito pelo Ministério Público por ter se recusado a envolver o ex-prefeito Gilberto Kassab (2006-2012) e hoje ministro da Ciência e Tecnologia do governo Temer (MDB) no escândalo.

Ex-subsecretá­rio da Receita Municipal, Ronilson diz que o promotor Roberto Bodini queria colocar palavras em sua boca. “Ele queria que eu dissesse o que ele queria, e não o que eu sabia”, diz o auditor, que afirma ter entregue uma lista com nome de vários políticos, entre os quais vereadores, relacionad­os ao esquema.

“Não faço isso. Na delação, só posso dizer aquilo que eu presenciei, aqueles fatos que tenho consciênci­a, que eu sei. Não podem me colocar palavras para eu dizer o que ele quer saber”, afirma.

O ex-fiscal diz o promotor queria que ele citasse o prefeito na época, Gilberto Kassab, além de alguns subsecretá­rios. “Falei para ele que não tinha nenhum trâmite junto ao prefeito. Eu era apenas o subsecretá­rio. Não tinha contato com o prefeito, eram raros, técnicos e na presença de várias pessoas”, diz o ex-servidor público.

Ronilson diz ter citado políticos, mas não quis dizer quais para poder fechar um acordo. “Tenho a esperança de fazer a delação. Se falar agora, perde a validade jurídica. É melhor aguardar. Mas tinham políticos, especifica­mente alguns vereadores”.

Mulher presa

Segundo Ronilson, o promotor envolveu sua mulher na investigaç­ão, que chegou a ser presa, com o objetivo de forçá-lo a fazer a delação “como eles queriam, e não como eu sei”.

Conhecido como a Máfia do ISS, o esquema, segundo a Promotoria, desviou de R$ 500 milhões do cofre municipal. Em troca de propina, empreiteir­as obtinham descontos no pagamento do ISS (Imposto sobre Serviços) para a concessão do Habite-se pós-conclusão de obras imobiliári­as. Mais de 400 inquéritos foram abertos. Ronilson é alvo de 24 processos, com uma condenação até agora. Ele recorre em liberdade.

 ?? Bruno Santos/folhapress ?? O auditor Ronilson Rodrigues, 55, que é acusado em esquema que desviou milhões da prefeitura; ele diz que mulher foi presa para pressionar denúncia
Bruno Santos/folhapress O auditor Ronilson Rodrigues, 55, que é acusado em esquema que desviou milhões da prefeitura; ele diz que mulher foi presa para pressionar denúncia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil