Agora

Poupadores poderão aderir a acordo a partir de hoje

Site para adesão à revisão da poupança começa a funcionar; mais velhos receberão os valores primeiro

- Larissa quintino

Os poupadores prejudicad­os pelos planos econômicos das décadas de 80 e 90 poderão aderir, a partir de hoje, ao acordo com os bancos para ressarcir as perdas.

O site para adesão será lançado nesta terça, em evento em Brasília, e deve colocar fim à espera de mais de 20 anos. Os pedidos para participaç­ão serão imediatos, conforme informou ontem o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor).

É pelo site que poupadores, advogados e associaçõe­s vão indicar que querem a liberação da grana. Haverá prioridade de pagamento para os poupadores mais velhos. Herdeiros e inventaria­ntes também podem aderir ao acordo.

Comprovado que o beneficiár­io tinha poupança e teve perdas na época dos planos econômicos, haverá uma análise da documentaç­ão pelos bancos —chamada de validação— e, em até 15 dias após, o pagamento deverá cair na conta.

Valores de até R$ 5.000 serão quitados à vista. Montantes maiores podem ser parcelados em até sete vezes, com correção pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). Haverá desconto dependendo do valor a ser pago. Itaú e Santander, dois bancos que participam do acordo, afirmam que liberarão toda a grana à vista.

O acordo entre poupadores e bancos foi fechado em dezembro do ano passado entre a Febraban (Federação Nacional dos Bancos), Idec, Febrapo (Frente Brasileira pelos Poupadores) e AGU (Advocacia Geral da União) e homologado em março pelo STF (Supremo Tribunal Federal) neste ano.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil