Agora

Sabesp pede revisão no reajuste da conta de água

Companhia quer que agência reguladora reveja percentual de 3,5% autorizado para a partir do dia 10

- Gilberto yoshinaga

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) encaminhou à Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo), anteontem, um pedido de reconsider­ação da 2ª Revisão Tarifária Ordinária, que estipulou aumento de 3,5% para as contas de água a partir de 10 de junho.

Junto a essa solicitaçã­o, a companhia também fez um pedido de esclarecim­entos e revisão à agência reguladora, que é responsáve­l por definir os percentuai­s de reajuste nas contas de água e esgoto.

O pedido da Sabesp à Arsesp foi feito em duas partes. Uma delas é um recurso administra­tivo dirigido ao presidente da agência, pedindo que a revisão da decisão regulatóri­a “a fim de que seja aplicado o devido ajuste compensató­rio na receita, consideran­do fatores como custo de energia elétrica e investimen­tos feitos”.

Já o pedido de esclarecim­entos e revisão pede que a Arsesp apresente os motivos que levaram a uma “significat­iva redução nas projeções finais dos custos operaciona­is para o período entre 2017 e 2020”.

Após realizar consulta e audiência públicas, a Arsesp mudou alguns parâmetros de cálculo para os reajustas a serem aplicados no período. Com menor cobertura aos custos operaciona­is, o percentual final estipulado foi de 3,5%, abaixo dos 4,7% calculados inicialmen­te pela própria agência reguladora. Estudo da Sabesp projetava índice de 5,45% para a inflação do mesmo período.

Se não for revisto pela agência reguladora, o reajuste de 3,5% autorizado passará a valer a partir do dia 10 de junho.

 ?? Paulo Gomes/folhapress ??
Paulo Gomes/folhapress

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil