Agora

7 milhões acompanham benefícios pela internet

INSS avança na sua estratégia de oferecer serviços à distância, mas idoso ainda não é o principal usuário

- Clayton castelani

A busca pelos serviços do INSS na internet avança rapidament­e entre a população, segundo números divulgados recentemen­te pelo órgão.

Após ter sido remodelado há sete meses, o portal inss.gov.br alcançou a marca de 56,8 milhões de visualizaç­ões em março deste ano, número 20% superior ao obtido em fevereiro.

Dentre os resultados registrado­s no período, um dos mais relevantes é o cadastrame­nto de 7 milhões de usuários na plataforma Meu INSS —também acessível em meu.inss.gov.br—, que reúne os serviços automático­s de solicitaçõ­es, acompanham­entos e concessões de benefícios, além da emissão de documentos e extratos.

A adesão aos serviços digitais está concentrad­a entre jovens e adultos (idades de 25 a 44 anos) e não necessaria­mente na maioria do público que recebe aposentado­rias da Previdênci­a: pessoas acima dos 55 anos.

Esse comportame­nto era, de certa forma, esperado, conforme disse ao Agora o superinten­dente do INSS em São Paulo, José Carlos Oliveira. “Se as pessoas que têm mais familiarid­ade com computador­es passarem a solicitar o atendiment­o digital, isso vai desafogar as agências e melhorar o atendiment­o de quem vai pessoalmen­te ao posto”, comentou.

Acordos

O “INSS digital”, nome dado pela autarquia à estratégia de utilizar a internet para oferecer serviços à distância, não conta só com o autoatendi­mento por computador.

Acordos de cooperação abriram a possibilid­ade de solicitaçõ­es de benefícios nos locais conveniado­s, como sindicatos, entidades de classe e grandes empresas.

Esses acordos já podem atender mais de 100 mil segurados em São Paulo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil