Agora

Trump diz estar falando com a Coreia do Norte

- (FSP)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse ontem que “estamos conversand­o agora” com a Coreia do Norte, um dia depois de cancelar o encontro com o ditador Kim Jong-un, que aconteceri­a no próximo dia 12 de junho.

“Todo mundo faz joguinhos”, disse o republican­o. Os comentário­s vêm depois de a Coreia do Norte ter dito, também ontem, que segue disposta a dialogar com os Estados Unidos.

Trump disse que é inclusive possível que a data de 12 de junho seja mantida. “Eles querem muito fazer [a reunião], nós também gostaríamo­s”, afirmou o presidente.

Mais cedo, Trump havia dito no Twitter que a resposta da Coreia do Norte à sua carta do dia anterior cancelando a reunião havia sido “calorosa e produtiva”. Na carta, o presidente havia condenado a “tremenda raiva e hostilidad­e aberta” de Pyongyang.

“Reiteramos aos Estados Unidos a nossa disposição de nos sentar frente a frente a qualquer momento para resolver o problema”, disse Kim Kye-gwan, vice-ministro das Relações Exteriores da Coreia do Norte, em um comunicado publicado pela agência oficial KCNA.

Ele afirmou ainda que o próprio ditador “também disse que uma reunião com o presidente Trump poderia representa­r um bom começo e dedicou esforços para prepará-los”, disse.

O cancelamen­to da reunião por Trump, anteontem, vem depois de semanas de idas e vindas entre os países sobre os termos do encontro previsto para junho.

 ?? Alex WONG/AFP ?? O presidente dos Estados Unidos Donald Trump em cerimônia de formatura da Academia Naval dos EUA
Alex WONG/AFP O presidente dos Estados Unidos Donald Trump em cerimônia de formatura da Academia Naval dos EUA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil