Agora

Nova geração já se destaca entre funcionári­os do Metrô

Um em cada dez profission­ais tem menos de 29 anos. Jovens pensam em construir carreira

- William cardoso

Desde as plataforma­s até as cabines dos trens, uma nova geração de funcionári­os tem assumido a responsabi­lidade de deixar o Metrô nos trilhos futuro adentro. Apenas 1 em cada 10 funcionári­os da operação tem 29 anos ou menos, mas eles já se destacam em seus postos.

Embora ainda sejam minoria, não é incomum encontrar os funcionári­os mais jovens lidando diretament­e com o público. É por ali que eles começam a carreira no Metrô, seja como agentes de segurança ou de estação.

Entre eles está Gabriel Leandro Pisteco Galbossera, que prestou concurso quando tinha 17 anos e, hoje, com 19, é o mais novo funcionári­o da companhia. “Temos grandes funcionári­os e os melhores que conheço entraram bem novos. Vejo isso como uma oportunida­de. Entrei mais por gosto, mesmo. Desde criança, sempre tive bastante interesse por sistemas metroviári­os e trens”, diz.

Morador de Mogi das Cruzes (Grande SP), Galbossera é agente na estação Adolfo Pinheiro, em Santo Amaro (zona sul de São Paulo). São 2 horas e 20 minutos para chegar ao serviço, usando trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolit­anos) e do metrô. De tanto ver o sofrimento do povo no transporte público, o “caçula” entre os metroviári­os quer colaborar para melhorar o serviço. “A gente tem uma rede pequena ainda. Acho que o futuro da minha carreira é ajudar o Metrô a crescer. Quem depende de ônibus sofre muito”, fala.

Segurança

O cargo de agente de segurança é o primeiro emprego de Ariane Souza, 21 anos. Ter passado no concurso foi também uma realização familiar. A mãe dela havia tentado no passado entrar na companhia, mas não prestou o teste físico e acabou fora da disputa pela vaga.

No terceiro ano de biomedicin­a, Ariane afirma que é um objetivo ficar na empresa pelos próximos anos. “Temos um bom ambiente e a possibilid­ade de crescer profission­almente”, diz.

 ?? Rubens Cavallari/folhapress ?? Os agentes de estação Leandro Pisteco Galbossera, 19 anos, e Thamara Sousa, 24; ele prestou concurso aos 17 anos e é o mais novo funcionári­o da companhia metropolit­ana, enquanto ela seguiu os passos da mãe
Rubens Cavallari/folhapress Os agentes de estação Leandro Pisteco Galbossera, 19 anos, e Thamara Sousa, 24; ele prestou concurso aos 17 anos e é o mais novo funcionári­o da companhia metropolit­ana, enquanto ela seguiu os passos da mãe

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil