Agora

Lula rejeita transferên­cia

- (FSP)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso desde 7 de abril na Superinten­dência da Polícia Federal, em Curitiba, refuta ser transferid­o para o CMP (Complexo Médico Penal), em Pinhais (PR), onde estão outros presos da Lava Jato, por considerar que estaria admitindo a condenação imposta pelos juízes.

Amigos aconselhar­am Lula a pedir transferên­cia. A mudança foi inclusive sugerida pelo ex-ministro José Dirceu, em entrevista ao jornal Folha de S.paulo. Dirceu, que já cumpriu pena no CMP, disse que lá o ex-presidente conviveria com outros presos, o que seria bom para ele.

A notícia que chegou aos petistas era de que o confinamen­to em um quarto adaptado como cela no prédio da PF estava afetando o humor de Lula, porém, foi desmentida por um visitante, surpreendi­do ao abrir a porta e ver o ex-presidente em pé contando uma história a um policial sentado na beirada da cama.

A história que retrata o Lula falante, como era de costume, apesar das limitadas visitas de amigos e parentes —fora as consultas com advogados— não desmente, entretanto, que ele esteja com o ânimo abalado.

Lula, inclusive, teria recusado receber comida de fora e segue a mesma dieta dos outros presos da carceragem.

Com tempo sobrando, Lula dedica boa parte do dia a escrever cartas. Coloca no papel sua avaliação sobre o país e recado a familiares. Entrega a papelada aos advogados.

O quarto onde o petista vive não fica com a porta trancada. Mesmo assim, Lula só sai de lá para as duas horas de banho de sol, numa varanda do prédio. Os agentes entram sempre para levar a ele água gelada ou ouvir as histórias dele.

 ??  ?? O ex-presidente Lula foi surpreendi­do contando histórias para um policial na sua cela em Curitiba
O ex-presidente Lula foi surpreendi­do contando histórias para um policial na sua cela em Curitiba

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil