Agora

Cuba mudará Constituiç­ão

- (Agências)

A Assembleia Nacional de Cuba aprovou ontem o começo do processo que busca modificar a Constituiç­ão do país, adotada em 1976 na Guerra Fria, ainda que sem alterar o caráter irrevogáve­l do socialismo na ilha.

O tema mais delicado na agenda é a aprovação da comissão que elaborará o projeto para atualizar o texto.

A comissão, integrada por 33 deputados, será liderada por Raúl Castro, chefe do Partido Comunista de Cuba e ex-líder cubano, segundo anunciou o atual dirigente, Miguel Díaz-canel.

“O Conselho de Estado propõe que seja ele [Raúl Castro] quem presida esta comissão”, disse Díaz-canel, que assumiu como chefe de Estado e de governo em abril. A imprensa estrangeir­a não teve acesso à sessão.

“Trabalhare­mos em aprovar uma norma constituci­onal que reflita a durabilida­de de uma nação soberana, independen­te e socialista”, afirmou o presidente.

Díaz-canel, que será vicepresid­ente da comissão, acrescento­u que começa assim um período de “especial transcendê­ncia para o país’.

Raúl Castro anunciou pela primeira vez a necessidad­e de renovar a Constituiç­ão cubana em 2011, depois de focar em uma série de reformas econômicas com maior abertura aos investimen­tos estrangeir­os e a pequenas empresas privadas.

Algumas cláusulas da atual Constituiç­ão, como a que proíbe os cubanos de “obter receitas provenient­es da exploração do trabalho de outros”, estarão sobre a mesa de discussão entre deputados da Assembleia.

A Constituiç­ão da ilha foi modificada pela última vez no ano de 2002 para decretar que o socialismo é irrevogáve­l em Cuba.

 ??  ?? O ex-presidente Raúl Castro, que deixou o cargo em abril; socialismo continuará irrevogáve­l em Cuba
O ex-presidente Raúl Castro, que deixou o cargo em abril; socialismo continuará irrevogáve­l em Cuba

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil