Agora

Preços dos hortifrúti­s devem começar a cair

Valor de legumes, verduras e frutas vai levar um tempo para voltar ao normal após greve de caminhões

- Gilberto yoshinaga

O fim dos problemas de abastecime­nto e a queda no preço dos hortifrúti­s devem começar a ser sentidas mais fortemente pelos consumidor­es a partir da próxima semana. E, caso não haja imprevisto­s, a situação deve se normalizar em 20 dias.

A previsão é do economista André Braz, da FGV. “Acredito que os preços comecem a recuar na próxima semana e que, em cerca de 20 dias, sua regulação volte à normalidad­e”, avalia ele. “Mas esse recuo vai ser gradual, porque ainda haverá a recomposiç­ão dos prejuízos gerados pela paralisaçã­o”, afirma.

Com aumento de 150% em uma semana, a batata-inglesa foi o alimento que mais viu seu preço subir como consequênc­ia da greve dos caminhonei­ros —que durou 11 dias e foi encerrada na última quinta-feira.

Braz diz aos consumidor­es que, enquanto os valores continuare­m acima da média, comprem só o necessário. “Ninguém precisa se privar de consumir, mas recomendo que evite pagar preços exagerados, ou seja, passem a comprar em menor quantidade”, orienta ele.

O economista lembra que o comportame­nto do cliente também é um dos fatores do sobe e desce dos preços.

Outros itens

Além da batata-inglesa, outros gêneros alimentíci­os que tiveram significat­iva disparada de preços durante o período da greve dos caminhonei­ros, em comparação com a semana anterior, foram o tomate (+40,2%), a cebola (+35,11%) e a banana prata (+12,23%).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil