Agora

Anthony Bourdain, o consagrado chef da TV, morre aos 61 anos

Norte-americano, que escreveu sobre as entranhas dos restaurant­es, foi achado morto ontem

- (FSP)

Anthony Bourdain, apresentad­or de TV, escritor e chef americano de 61 anos, foi encontrado morto na manhã de ontem em Kaysersber­g, na França.

Ele gravava um episódio do programa Parts Unknown, da CNN, na região da Alsácia. Segundo autoridade­s locais citadas pelo jornal The New York Times, a causa da morte foi suicídio.

Bourdain estava no auge. Cozinheiro desconheci­do, ele ganhou fama ao publicar, em 1999, um artigo seminal na revista The New Yorker, chamado “Não Coma Antes de Ler Isto”—no qual, em plena era de glamorizaç­ão dos chefs, ele relatava sua experiênci­a na cozinha, mostrando um submundo de horrores (sujeira, produtos maquiados, drogas) invisíveis aos clientes.

“Ser chef é muito como ser um controlado­r de tráfego aéreo: você está constantem­ente lidando com a ameaça de desastre. Tem que ser mamãe e papai, sargento, detetive, psiquiatra e padre para uma equipe de hooligans oportunist­as e mercenário­s, que você deve proteger das estratégia­s nefastas e muitas vezes tolas dos proprietár­ios”, afirmou.

Anthony Bourdain escreveu diversos livros de culinárias, como “Cozinha Confidenci­al” (Companhia das Letras) e “Em Busca do Prato Perfeito” (Companhia das Letras), no qual relatava suas experiênci­as gastronômi­cas em grandes restaurant­es e lugares exóticos de países como Vietnã, México, Japão, Portugal e Rússia.

O talento para a escrita e seu carisma o levaram para a TV, inclusive com programas transmitid­os no Brasil.

Em sua primeira visita ao Brasil, em 2007, Bourdain, que completari­a 62 anos no próximo dia 25, visitou o Mercadão de São Paulo (centro), onde conheceu e provou o famoso lanche com um muita mortadela e queijo quente.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil