Agora

Novo estilo popping faz renascer dança de rua

- (FP)

Metrô Borba Gato, 15h30, Santo Amaro, zona sul. Um grupo de jovens fazendo movimentos curtos e ágeis, ouvindo música eletrônica, chama a atenção da reportagem. Parecia se tratar de breakdance, ou simplesmen­te break, a dança que acompanhav­a o rap, nos anos 1980. Cinco dançarinos acompanham com movimentos no ritmo da música.

Os passos lembram robôs se movendo juntos. Ou os zumbis do videoclipe “Thriller”, do cantor Michael Jackson, de 1984.

Um dos jovens, o dançarino profission­al e instrutor de dança Edgar Matheus, 25 anos, explica que não é break, mas sim popping, uma de diversas vertentes das danças urbanas, também chamadas de street dance.

“As danças de rua estão se populariza­ndo novamente, tanto na periferia da cidade bem como nos bairros mais ricos”, diz Matheus. “Há batalhas de dança praticamen­te toda semana, e não é só em São Paulo” Ele está à frente do Magic Five, grupo especializ­ado em performanc­e de popping, e que já ganhou prêmios e concursos.

“A procura por aulas de danças urbanas surgiu há mais ou menos dois anos. Contratei um instrutor e a demanda explodiu”, afirmou Isabella Pharinas, 59 anos, dona do estúdio de dança Dept Cult, na Chácara Santo Antônio, região de Santo Amaro, na zona sul.

 ??  ?? Edgar Matheus, 25, (ao centro) com integrante­s do grupo de dança Magic Five, que se especializ­ou no popping e já ganhou diversos prêmios e concursos
Edgar Matheus, 25, (ao centro) com integrante­s do grupo de dança Magic Five, que se especializ­ou no popping e já ganhou diversos prêmios e concursos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil